sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Cândido Ferreira pede a Sampaio da Nóvoa que desista das eleições

O candidato presidencial Cândido Ferreira pediu hoje, numa carta enviada ao também candidato Sampaio da Nóvoa, que desista da corrida, considerando que não merece o lugar e que isso facilita uma candidatura de centro e de esquerda.

LUSA

"Em nome dos ideais que diz perfilhar, estará ainda muito a tempo de tomar uma decisão digna desistindo da corrida por um lugar que não merece, e assim facilitar o caminho a uma candidatura de centro e de esquerda, moderada, patriótica e humanista, a única que pode inverter a tendência em curso e relançar a esperança entre os portugueses, na próxima campanha eleitoral", refere Cândido Ferreira numa carta aberta a Sampaio da Nóvoa, hoje divulgada.

Na carta, Cândido Ferreira fala na "inexperiência política" de Sampaio da Nóvoa, bem como no "impressionante desconhecimento sobre as gentes do país onde nasceu".

O médico acusa a candidatura de Sampaio da Nóvoa de ter aberto "caminho a uma vitória fácil da direita, que hoje se anuncia logo na primeira volta".

"Adivinha-se que, de cada vez que abra a boca, se torne presa mais fácil do candidato da direita e que será trucidado nos debates, quando confrontado com as suas tremendas fragilidades e contradições", defende Cândido Ferreira.

Para o também antigo presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, "o facto de [Sampaio da Nóvoa] pôr os seus interesses pessoais acima de tudo se revelará fatal no escrutínio de que será alvo".

Cândido Ferreira acusa também Sampaio da Nóvoa de não conseguir disfarçar "o extremismo das posições políticas conotadas com uma esquerda radical em que nem o PS se revê".

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.