sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Sampaio da Nóvoa critica Cavaco por ter falhado na proteção dos portugueses

Sampaio da Nóvoa critica Cavaco por ter falhado na proteção dos portugueses

Sampaio da Nóvoa diz que será uma derrota se as eleições presidenciais não forem à segunda-volta. À margem de uma conferência, em Lisboa, o candidato criticou Cavaco Silva por ter falhado na proteção dos portugueses.

A poucos dias de começar oficialmente a campanha eleitoral para as eleições de 24 de janeiro, o candidato diz que nunca pediu o apoio de ninguém mas que gostaria de contar com todos, e considera normal que o antigo primeiro-ministro António Guterres não declare o apoio a qualquer dos dez candidatos.

Falando aos jornalistas no início de uma conferência na Fundação Gulbenkian sobre "Portugal no 1.º Quartel do Século XXI - Estratégias Rumo ao Futuro", Sampaio da Nóvoa fez um balanço da pré-campanha, considerou que os debates entre os candidatos foram muito úteis e nada excessivos e disse ter "grandes expetativas" em relação às duas semanas de campanha.

E, disse, vê como positivo a existência de um grande número de candidatos, esperando-se "uma convergência" na segunda volta.

E a propósito da conferência, na qual apenas presidiu à sessão de abertura, Sampaio da Nóvoa defendeu que um Presidente da República deve ter muita atenção e estar informado, para "na altura própria poder agir", e considerou que Cavaco Silva teve "muitos momentos de falta de atuação, seja na proteção dos portugueses seja em outras matérias".

É preciso "um Presidente que atue a tempo" com atuações "ponderadas em função de situações concretas", com uma "vigilância e presença sistemática", lembrando que o Governo é responsável perante o Presidente da República e perante a Assembleia da República, disse, acrescentando: "o Presidente da República tem que acompanhar e agir no tempo certo".

Na conferência, lamentou que em Portugal haja muitas vezes uma "política de curto prazo" em detrimento de uma de longo prazo, pelo que há "dificuldade em construir compromissos estratégicos".

A conferência, que termina na sexta-feira, é uma iniciativa do Núcleo Impulsionador das Conferências da Cooperativa Militar (NICCM), em colaboração com a Ordem dos Engenheiros, a Associação 25 de Abril, e a Plataforma de Associações da Sociedade Civil.

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59