sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Cor da pele pode influenciar o voto do eleitorado feminino

Um estudo hoje divulgado pela Universidade de Aveiro revela que o tom de pele tem impacto estético de relevância, podendo, inclusive, influenciar o sentido de voto do eleitorado feminino.

M\303\201RIO CRUZ

"Uma vez que a atratividade tem uma influência incontornável em contextos sociais, influenciando, entre outras coisas, quem é que cuidamos, em quem é que votamos, e por quem nos sentimos atraídos sexualmente, o estudo assume bastante importância, destacando a cor da pele como fator de impacto estético de grande relevância", refere o trabalho da equipa de psicólogos da Universidade de Aveiro.

O estudo é "o primeiro a demonstrar que a cor da pele no global, e não só alguns dos seus componentes, difere entre homens e mulheres caucasianos e que esta diferenciação assume um importante papel nas perceções de atratividade facial, com um impacto significativo ao nível das relações e preferências interpessoais".

Os investigadores começaram por medir a cor da pele de 50 homens e de 50 mulheres, todos caucasianos, concluindo que os homens têm uma cor mais escura, avermelhada e amarelada que as mulheres.

Essa informação de cor foi depois utilizada para alterar fotografias de faces de homens caucasianos fazendo com que estes tivessem um tom de pele mais feminino ou mais masculino.

Para testar as preferências, 161 participantes caucasianas do sexo feminino foram convidadas a manipular em computador o tom das faces dos homens de forma a torná-las o mais atraentes possível.

"O que se observou foi que as participantes, em média, durante a manipulação das fotos com as caras dos homens, aumentaram a masculinidade da cor em busca do maior nível de atratividade", descreve Mariana Carrito.

Com base nos resultados os investigadores concluem "que as mulheres parecem gostar de homens com um tom de pele que evidencie a sua masculinidade, uma vez que esta característica lhes sugere que estão perante um parceiro que irá garantir uma descendência saudável e protegida".

O estudo da UA contou também com a participação Carmen Lefevre, Ross Whitehead e David Perrett do "Perception Lab" da Escola de Psicologia e Neurociências da Universidade de St Andrews (Escócia).

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.