sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Nóvoa quer ser o Presidente "guardião" da Constituição

Nóvoa quer ser o Presidente "guardião" da Constituição

Sampaio da Nóvoa disse hoje no Alentejo que quer ser o Presidente "guardião e promotor dos valores" da Constituição e que se recusará a ceder ao caminho das "fatalidades" e inevitabilidades". O candidato à Presidência da República deixou duras críticas a Cavaco Silva.

O candidato recomendado pelo PS, que discursava numa ação realizada no complexo das Piscinas Municipais de Aljustrel, reiterou que não está na campanha para as presidências para se resignar e que o seu programa eleitoral é a própria Constituição.

"É este o presidente que eu serei, o guardião e o promotor dos valores da nossa Constituição", frisou, criticando a postura de Cavaco Silva, que, às vezes, "mais parecia querer ser um primeiro-ministro", enquanto noutras, em que o país precisava dele, "se escondia".

O antigo reitor da Universidade Nova de Lisboa considerou que a política "não serve para justificar o que já existe, para nos resignarmos" e insistiu na ideia de que é necessário "abrir a democracia para além das estruturas tradicionais".

Referindo-se à campanha daquele que já assumiu ser o seu principal adversário, Marcelo Rebelo de Sousa, observou que não anda "sozinho a passear-se alegremente" por todo o lado, mas sim a ouvir as reclamações e os anseios das pessoas.

À chegada a Aljustrel, Nóvoa prestou uma homenagem aos combatentes da Guerra Colonial, num monumento erguido junto ao local onde decorreu um pequeno comício, no qual intervieram também o presidente da autarquia local e a mandatária para o distrito de Beja.

Após o discurso, o candidato juntou-se aos grupos corais de Cante Alentejano "Mineiros" e "Cigarras" e entoou alguns versos.

À tarde, o candidato prossegue o quarto dia da campanha em Lagos, Portimão e Faro.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Buscas no Benfica? "A Justiça está a funcionar"
    0:18

    Desporto

    Bruno de Carvalho reagiu esta quinta-feira às buscas efetuadas no Benfica. À saída de uma audiência no Ministério da Educação, o presidente do Sporting abordou o tema para dizer que é sinal de que a justiça está a funcionar.

  • Este foi provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC