sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Nóvoa quer ser o Presidente "guardião" da Constituição

Nóvoa quer ser o Presidente "guardião" da Constituição

Sampaio da Nóvoa disse hoje no Alentejo que quer ser o Presidente "guardião e promotor dos valores" da Constituição e que se recusará a ceder ao caminho das "fatalidades" e inevitabilidades". O candidato à Presidência da República deixou duras críticas a Cavaco Silva.

O candidato recomendado pelo PS, que discursava numa ação realizada no complexo das Piscinas Municipais de Aljustrel, reiterou que não está na campanha para as presidências para se resignar e que o seu programa eleitoral é a própria Constituição.

"É este o presidente que eu serei, o guardião e o promotor dos valores da nossa Constituição", frisou, criticando a postura de Cavaco Silva, que, às vezes, "mais parecia querer ser um primeiro-ministro", enquanto noutras, em que o país precisava dele, "se escondia".

O antigo reitor da Universidade Nova de Lisboa considerou que a política "não serve para justificar o que já existe, para nos resignarmos" e insistiu na ideia de que é necessário "abrir a democracia para além das estruturas tradicionais".

Referindo-se à campanha daquele que já assumiu ser o seu principal adversário, Marcelo Rebelo de Sousa, observou que não anda "sozinho a passear-se alegremente" por todo o lado, mas sim a ouvir as reclamações e os anseios das pessoas.

À chegada a Aljustrel, Nóvoa prestou uma homenagem aos combatentes da Guerra Colonial, num monumento erguido junto ao local onde decorreu um pequeno comício, no qual intervieram também o presidente da autarquia local e a mandatária para o distrito de Beja.

Após o discurso, o candidato juntou-se aos grupos corais de Cante Alentejano "Mineiros" e "Cigarras" e entoou alguns versos.

À tarde, o candidato prossegue o quarto dia da campanha em Lagos, Portimão e Faro.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.