sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

O outro lado da campanha de Edgar Silva

EXCLUSIVO ONLINE

O outro lado da campanha de Edgar Silva

"Não há qualquer cansaço, pelo contrário, nesta reta final estamos em condições de garantir mais energia". É a garantia de Edgar Silva, numa entrevista exclusiva ao site da SIC Notícias. A SIC convidou os candidatos presidenciais para falar sobre os bastidores das suas campanhas, o candidato apoiado pelo PCP foi o primeiro a aceitar.

DIz Edgar Silva que "uma campanha nesta escala é uma aprendizagem, é uma absoluta novidade, na Madeira é quase uma campanha no quintal da ilha". "Falar com toda a gente na rua tem a ver com a minha experiência antiga de contactos directos e de acolher as pessoas", acrescenta.

"Tenho menos tempo do que queria para falar com a família que está no Funchal (...). Há algum tempo que não vou à Madeira, e o meu filho, com 10 anos, está a sentir saudades, como eu tenho saudades dele"

Sobre a cobertura da campanha: "julgo que os jornalistas me têm retratado com um olhar crítico e atento aos pormenores, o que é muito interessante, tem sido pedagógico para mim (...). Julgo que a campanha podia ter sido mais esclarecedora, apareceu subitamente depois do contexto da formação de governo"

"Há ainda muita gente indecisa, que ainda pergunta, na sequência das legislativas, o que é que vai resultar de diferente?", questiona.

"Se houver 2ª volta logo veremos se participarei activamente, o importante agora é tudo fazer para que haja uma 2ª volta".

Quanto ao futuro: "Secretário-geral do PCP? O que conta é esta candidatura à PR, na qual estou profundamente envolvido e pela qual estou radicalmente apaixonado".

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.