sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Dia de eleições nublado, com pouca chuva e ligeiramente mais quente

O dia das eleições presidenciais será marcado por "céu pouco nublado" e pouca probabilidade de chuva no continente, com as temperaturas mínimas a subirem "ligeiramente", segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) hoje divulgada.

© Rafael Marchante / Reuters


Para o continente, "prevê-se a ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, que no fim de semana tendem a ser pouco frequentes e, eventualmente, apenas nas regiões Norte e Centro", refere o IPMA em comunicado, acrescentando que no domingo, dia 24, "a probabilidade de não ocorrer precipitação em todo o território é superior a 90%, com predomínio de céu pouco nublado".

Relativamente às temperaturas, as mínimas "tenderão a subir ligeiramente e, no dia 24, deverão variar aproximadamente entre 8ºC e 12ºC".

No nordeste transmontano e na Beira Alta, os valores deverão ser "ligeiramente mais baixos", enquanto na costa sul do Algarve deverão ser "ligeiramente mais elevados".

"As temperaturas máximas serão agradáveis, variando aproximadamente entre 14ºC e 20ºC, com exceção da zona da serra da Estrela, onde serão ligeiramente inferiores", continua a nota enviada às redações.

O estado do tempo em Portugal continental será condicionado, desde hoje e até domingo, por "uma vasta região depressionária complexa centrada sobre o Atlântico Norte, e por outro lado, um anticiclone localizado sobre o interior do continente europeu que, gradualmente, tende a impor a sua influência no fim de semana das eleições".

"Associada a esta corrente, ter-se-á a passagem de massas de ar tropical húmido", acrescenta o IPMA.

Para o arquipélago da Madeira, a instituição prevê "períodos de muita nebulosidade e poderão ocorrer períodos de chuva fraca e aguaceiros fracos e poucos frequentes.

"Para o final do dia 24 poderão ocorrer períodos de chuva", acrescenta a instituição.

Relativamente às temperaturas, as mínimas "deverão variar aproximadamente entre 15ºC e 17ºC, e as máximas entre 18ºC e 22ºC".

"Nas zonas montanhosas, os valores mínimos e máximos serão substancialmente mais baixos", avisa o IPMA.

O estado de tempo na Madeira será condicionado, também desde hoje e até domingo, por "um anticiclone relativamente estacionário localizado a su-sudoeste do arquipélago, e ao qual está associada uma massa de ar, maioritariamente tropical".

"No final de dia 24, ter-se-á a aproximação de uma superfície frontal fria", conclui o IPMA.

O boletim divulgado hoje não inclui previsões meteorológicas para o arquipélago dos Açores.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.