sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Dia de eleições nublado, com pouca chuva e ligeiramente mais quente

O dia das eleições presidenciais será marcado por "céu pouco nublado" e pouca probabilidade de chuva no continente, com as temperaturas mínimas a subirem "ligeiramente", segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) hoje divulgada.

© Rafael Marchante / Reuters


Para o continente, "prevê-se a ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, que no fim de semana tendem a ser pouco frequentes e, eventualmente, apenas nas regiões Norte e Centro", refere o IPMA em comunicado, acrescentando que no domingo, dia 24, "a probabilidade de não ocorrer precipitação em todo o território é superior a 90%, com predomínio de céu pouco nublado".

Relativamente às temperaturas, as mínimas "tenderão a subir ligeiramente e, no dia 24, deverão variar aproximadamente entre 8ºC e 12ºC".

No nordeste transmontano e na Beira Alta, os valores deverão ser "ligeiramente mais baixos", enquanto na costa sul do Algarve deverão ser "ligeiramente mais elevados".

"As temperaturas máximas serão agradáveis, variando aproximadamente entre 14ºC e 20ºC, com exceção da zona da serra da Estrela, onde serão ligeiramente inferiores", continua a nota enviada às redações.

O estado do tempo em Portugal continental será condicionado, desde hoje e até domingo, por "uma vasta região depressionária complexa centrada sobre o Atlântico Norte, e por outro lado, um anticiclone localizado sobre o interior do continente europeu que, gradualmente, tende a impor a sua influência no fim de semana das eleições".

"Associada a esta corrente, ter-se-á a passagem de massas de ar tropical húmido", acrescenta o IPMA.

Para o arquipélago da Madeira, a instituição prevê "períodos de muita nebulosidade e poderão ocorrer períodos de chuva fraca e aguaceiros fracos e poucos frequentes.

"Para o final do dia 24 poderão ocorrer períodos de chuva", acrescenta a instituição.

Relativamente às temperaturas, as mínimas "deverão variar aproximadamente entre 15ºC e 17ºC, e as máximas entre 18ºC e 22ºC".

"Nas zonas montanhosas, os valores mínimos e máximos serão substancialmente mais baixos", avisa o IPMA.

O estado de tempo na Madeira será condicionado, também desde hoje e até domingo, por "um anticiclone relativamente estacionário localizado a su-sudoeste do arquipélago, e ao qual está associada uma massa de ar, maioritariamente tropical".

"No final de dia 24, ter-se-á a aproximação de uma superfície frontal fria", conclui o IPMA.

O boletim divulgado hoje não inclui previsões meteorológicas para o arquipélago dos Açores.

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.