sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Dia de eleições nublado, com pouca chuva e ligeiramente mais quente

O dia das eleições presidenciais será marcado por "céu pouco nublado" e pouca probabilidade de chuva no continente, com as temperaturas mínimas a subirem "ligeiramente", segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) hoje divulgada.

© Rafael Marchante / Reuters


Para o continente, "prevê-se a ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, que no fim de semana tendem a ser pouco frequentes e, eventualmente, apenas nas regiões Norte e Centro", refere o IPMA em comunicado, acrescentando que no domingo, dia 24, "a probabilidade de não ocorrer precipitação em todo o território é superior a 90%, com predomínio de céu pouco nublado".

Relativamente às temperaturas, as mínimas "tenderão a subir ligeiramente e, no dia 24, deverão variar aproximadamente entre 8ºC e 12ºC".

No nordeste transmontano e na Beira Alta, os valores deverão ser "ligeiramente mais baixos", enquanto na costa sul do Algarve deverão ser "ligeiramente mais elevados".

"As temperaturas máximas serão agradáveis, variando aproximadamente entre 14ºC e 20ºC, com exceção da zona da serra da Estrela, onde serão ligeiramente inferiores", continua a nota enviada às redações.

O estado do tempo em Portugal continental será condicionado, desde hoje e até domingo, por "uma vasta região depressionária complexa centrada sobre o Atlântico Norte, e por outro lado, um anticiclone localizado sobre o interior do continente europeu que, gradualmente, tende a impor a sua influência no fim de semana das eleições".

"Associada a esta corrente, ter-se-á a passagem de massas de ar tropical húmido", acrescenta o IPMA.

Para o arquipélago da Madeira, a instituição prevê "períodos de muita nebulosidade e poderão ocorrer períodos de chuva fraca e aguaceiros fracos e poucos frequentes.

"Para o final do dia 24 poderão ocorrer períodos de chuva", acrescenta a instituição.

Relativamente às temperaturas, as mínimas "deverão variar aproximadamente entre 15ºC e 17ºC, e as máximas entre 18ºC e 22ºC".

"Nas zonas montanhosas, os valores mínimos e máximos serão substancialmente mais baixos", avisa o IPMA.

O estado de tempo na Madeira será condicionado, também desde hoje e até domingo, por "um anticiclone relativamente estacionário localizado a su-sudoeste do arquipélago, e ao qual está associada uma massa de ar, maioritariamente tropical".

"No final de dia 24, ter-se-á a aproximação de uma superfície frontal fria", conclui o IPMA.

O boletim divulgado hoje não inclui previsões meteorológicas para o arquipélago dos Açores.

Lusa

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.