sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Marcelo Presidente à primeira

SONDAGEM À BOCA DAS URNAS

Marcelo Rebelo de Sousa vence as eleições presidenciais à primeira volta, segundo a sondagem à bocas das urnas realizada pela Eurosondagem para a SIC. Sampaio da Nóvoa surge em segundo lugar e, surpresa, Marisa Matias é a terceira candidata mais votada. Maria de Belém será a grande derrotada da noite.

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Candidato Votos (%)
Henrique Neto 0,7 - 1,4
António Sampaio da Nóvoa 21,1 - 24,8
Cândido Ferreira 0,3 - 0,7
Edgar Silva 3,0 - 4,1
Jorge Sequeira 0,3 - 0,7
Vitorino Silva 2,6 - 3,7
Marisa Matias 8,8 - 11,3
Maria de Belém 3,3 - 4,8
Marcelo Rebelo de Sousa 50,1 - 54,9
Paulo de Morais 1,4 - 2,5

Ficha Técnica

Estudo efetuado pela Eurosondagem, S.A. no dia 24 de Janeiro de 2016, tendo como Universo a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e que participou no acto eleitoral para a eleição do Presidente da República.

Entrevistas directas e pessoais, realizadas por entrevistadores seleccionados, credenciados pela Comissão Nacional de Eleições e supervisionados, entre as 08 horas e as 18 horas, em cinquenta locais de voto de Freguesias selecionadas para este efeito. As entrevistas, que tiveram lugar após os inquiridos terem votado e fora do local de voto conforme estabelece a lei nº 10/2000 de 21 Junho, consistiram na entrega de um boletim de voto idêntico ao oficial, e na sua recolha, após preenchido, em urna fechada.

Foram recolhidos 43.678 boletins de voto validados, que constituem a amostra.

O erro máximo da Amostra é de 0,47%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Um exemplar deste Estudo está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Lisboa, 24 de Janeiro de 2016

O Responsável Técnico da Eurosondagem Rui Oliveira Costa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..