sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Imprensa espanhola destaca vitória de Marcelo

Os jornais espanhóis El País, La Razón e o económico Expansión destacam hoje em capa a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa no domingo nas eleições presidenciais portuguesas.

Lusa

"Portugal elege para Presidente o conservador Rebelo de Sousa", escreve o El País (diário conotado com a esquerda).

O jornal salienta que, "apesar de militar" numa formação política diferente da do primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa "prometéu diálogo ao Governo socialista de António Costa", que está sob "observação cuidadosa de Bruxelas".

O El País recorda que o novo Governo de Portugal está a trabalhar na aprovação de "um Orçamento com menos ajustes do que exige a UE".

O La Razón destaca o tema em capa, com uma grande fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa, titulando: "Portugal vira à direita meses depois da 'frente de esquerda'" acordada entre o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP.

O jornal, conotado com a direita espanhola, também destaca que "Rebelo de Sousa prometeu atuar como negociador justo para criar as condições de gobernabilidade que permitam ao primeiro-ministro cumprir o seu mandato de quatro anos".

No entanto, o La Razón também realça a "frágil estabilidade do atual Governo" português.

O ABC destaca nas suas páginas interiores que a vitória de Rebelo de Sousa concretizou o que diziam todas as sondagens.

No entanto, com os partidos em Espanha pendentes de um entendimento para formar Governo (à esquerda entre o PSOE e o Podemos ou entre os dois principais partidos, o PP e o PSOE), o jornal de direita indica que a situação de Portugal pode servir de exemplo.

"Estes resultados demonstram que agora os portugueses parecem deixar claro que a estabilidade do país passa por um entendimento entre os dois principais partidos", adianta o ABC. Em Espanha, a única forma de o PP - o partido que o ABC costuma apoiar - se manter no poder é um entendimento com o PSOE.

Quanto aos jornais económicos, o Expansión indica apenas em capa "Marcelo Rebelo de Sousa será Presidente de Portugal".

Lusa

  • Marcelo quer ser o Presidente da união e do consenso
    3:28

    Presidenciais 2016

    Marcelo Rebelo de Sousa promete ser um Presidente livre e isento. No discurso de vitória, elegeu os consensos políticos e a unidade nacional como prioridades. O Presidente da República eleito quer um Governo eficaz, uma oposição ativa e um país que consiga conciliar crescimento económico, justiça social e estabilidade financeira.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.