sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Imprensa espanhola destaca vitória de Marcelo

Os jornais espanhóis El País, La Razón e o económico Expansión destacam hoje em capa a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa no domingo nas eleições presidenciais portuguesas.

Lusa

"Portugal elege para Presidente o conservador Rebelo de Sousa", escreve o El País (diário conotado com a esquerda).

O jornal salienta que, "apesar de militar" numa formação política diferente da do primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa "prometéu diálogo ao Governo socialista de António Costa", que está sob "observação cuidadosa de Bruxelas".

O El País recorda que o novo Governo de Portugal está a trabalhar na aprovação de "um Orçamento com menos ajustes do que exige a UE".

O La Razón destaca o tema em capa, com uma grande fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa, titulando: "Portugal vira à direita meses depois da 'frente de esquerda'" acordada entre o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP.

O jornal, conotado com a direita espanhola, também destaca que "Rebelo de Sousa prometeu atuar como negociador justo para criar as condições de gobernabilidade que permitam ao primeiro-ministro cumprir o seu mandato de quatro anos".

No entanto, o La Razón também realça a "frágil estabilidade do atual Governo" português.

O ABC destaca nas suas páginas interiores que a vitória de Rebelo de Sousa concretizou o que diziam todas as sondagens.

No entanto, com os partidos em Espanha pendentes de um entendimento para formar Governo (à esquerda entre o PSOE e o Podemos ou entre os dois principais partidos, o PP e o PSOE), o jornal de direita indica que a situação de Portugal pode servir de exemplo.

"Estes resultados demonstram que agora os portugueses parecem deixar claro que a estabilidade do país passa por um entendimento entre os dois principais partidos", adianta o ABC. Em Espanha, a única forma de o PP - o partido que o ABC costuma apoiar - se manter no poder é um entendimento com o PSOE.

Quanto aos jornais económicos, o Expansión indica apenas em capa "Marcelo Rebelo de Sousa será Presidente de Portugal".

Lusa

  • Marcelo quer ser o Presidente da união e do consenso
    3:28

    Presidenciais 2016

    Marcelo Rebelo de Sousa promete ser um Presidente livre e isento. No discurso de vitória, elegeu os consensos políticos e a unidade nacional como prioridades. O Presidente da República eleito quer um Governo eficaz, uma oposição ativa e um país que consiga conciliar crescimento económico, justiça social e estabilidade financeira.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22