sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Imprensa espanhola destaca vitória de Marcelo

Os jornais espanhóis El País, La Razón e o económico Expansión destacam hoje em capa a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa no domingo nas eleições presidenciais portuguesas.

Lusa

"Portugal elege para Presidente o conservador Rebelo de Sousa", escreve o El País (diário conotado com a esquerda).

O jornal salienta que, "apesar de militar" numa formação política diferente da do primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa "prometéu diálogo ao Governo socialista de António Costa", que está sob "observação cuidadosa de Bruxelas".

O El País recorda que o novo Governo de Portugal está a trabalhar na aprovação de "um Orçamento com menos ajustes do que exige a UE".

O La Razón destaca o tema em capa, com uma grande fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa, titulando: "Portugal vira à direita meses depois da 'frente de esquerda'" acordada entre o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP.

O jornal, conotado com a direita espanhola, também destaca que "Rebelo de Sousa prometeu atuar como negociador justo para criar as condições de gobernabilidade que permitam ao primeiro-ministro cumprir o seu mandato de quatro anos".

No entanto, o La Razón também realça a "frágil estabilidade do atual Governo" português.

O ABC destaca nas suas páginas interiores que a vitória de Rebelo de Sousa concretizou o que diziam todas as sondagens.

No entanto, com os partidos em Espanha pendentes de um entendimento para formar Governo (à esquerda entre o PSOE e o Podemos ou entre os dois principais partidos, o PP e o PSOE), o jornal de direita indica que a situação de Portugal pode servir de exemplo.

"Estes resultados demonstram que agora os portugueses parecem deixar claro que a estabilidade do país passa por um entendimento entre os dois principais partidos", adianta o ABC. Em Espanha, a única forma de o PP - o partido que o ABC costuma apoiar - se manter no poder é um entendimento com o PSOE.

Quanto aos jornais económicos, o Expansión indica apenas em capa "Marcelo Rebelo de Sousa será Presidente de Portugal".

Lusa

  • Marcelo quer ser o Presidente da união e do consenso
    3:28

    Presidenciais 2016

    Marcelo Rebelo de Sousa promete ser um Presidente livre e isento. No discurso de vitória, elegeu os consensos políticos e a unidade nacional como prioridades. O Presidente da República eleito quer um Governo eficaz, uma oposição ativa e um país que consiga conciliar crescimento económico, justiça social e estabilidade financeira.

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Só 40% das multas por falta de limpeza dos terrenos foram cobradas em 2016
    1:43

    País

    Este ano, a Guarda Nacional Republicana já autuou mais de 660 proprietários de terrenos, que não cumpriram as regras de prevenção e proteção das florestas contra incêndios, sobretudo as de limpeza. Em 2016, das mais de duas mil multas passadas pela GNR, só 40% foram cobradas. Relativamente a este ano, apenas um terço das multas foram pagas.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01