sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Imprensa espanhola destaca vitória de Marcelo

Os jornais espanhóis El País, La Razón e o económico Expansión destacam hoje em capa a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa no domingo nas eleições presidenciais portuguesas.

Lusa

"Portugal elege para Presidente o conservador Rebelo de Sousa", escreve o El País (diário conotado com a esquerda).

O jornal salienta que, "apesar de militar" numa formação política diferente da do primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa "prometéu diálogo ao Governo socialista de António Costa", que está sob "observação cuidadosa de Bruxelas".

O El País recorda que o novo Governo de Portugal está a trabalhar na aprovação de "um Orçamento com menos ajustes do que exige a UE".

O La Razón destaca o tema em capa, com uma grande fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa, titulando: "Portugal vira à direita meses depois da 'frente de esquerda'" acordada entre o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP.

O jornal, conotado com a direita espanhola, também destaca que "Rebelo de Sousa prometeu atuar como negociador justo para criar as condições de gobernabilidade que permitam ao primeiro-ministro cumprir o seu mandato de quatro anos".

No entanto, o La Razón também realça a "frágil estabilidade do atual Governo" português.

O ABC destaca nas suas páginas interiores que a vitória de Rebelo de Sousa concretizou o que diziam todas as sondagens.

No entanto, com os partidos em Espanha pendentes de um entendimento para formar Governo (à esquerda entre o PSOE e o Podemos ou entre os dois principais partidos, o PP e o PSOE), o jornal de direita indica que a situação de Portugal pode servir de exemplo.

"Estes resultados demonstram que agora os portugueses parecem deixar claro que a estabilidade do país passa por um entendimento entre os dois principais partidos", adianta o ABC. Em Espanha, a única forma de o PP - o partido que o ABC costuma apoiar - se manter no poder é um entendimento com o PSOE.

Quanto aos jornais económicos, o Expansión indica apenas em capa "Marcelo Rebelo de Sousa será Presidente de Portugal".

Lusa

  • Marcelo quer ser o Presidente da união e do consenso
    3:28

    Presidenciais 2016

    Marcelo Rebelo de Sousa promete ser um Presidente livre e isento. No discurso de vitória, elegeu os consensos políticos e a unidade nacional como prioridades. O Presidente da República eleito quer um Governo eficaz, uma oposição ativa e um país que consiga conciliar crescimento económico, justiça social e estabilidade financeira.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.