sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Bloco de Esquerda culpa "ambiguidade" do PS pela vitória de Marcelo

O Bloco de Esquerda considerou hoje que a vitória logo à primeira volta de Marcelo Rebelo de Sousa nas eleições presidenciais visa a "recomposição do Bloco Central" e apontou a "ambiguidade" do PS como causa deste resultado.

ANT\303\223NIO COTRIM

Estas foram algumas das principais linhas da análise feita pela Mesa Nacional do Bloco de Esquerda aos resultados das eleições presidenciais do passado domingo - um ato eleitoral que, por outro lado, também levou os "bloquistas" a congratularem-se por a sua candidata, Marisa Matias, ter ficado em terceiro lugar, com 10,1% dos votos.

Se a candidatura de Marisa Matias cumpriu todos os objetivos políticos e estratégicos a que se propôs, o Bloco de Esquerda fez uma análise completamente oposta em relação aos candidatos da área do PS, Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém, assim como à atuação do PS.

"Este resultado deve-se em grande medida à ambiguidade do PS. Ao não apresentar candidato próprio, nem apoiando nenhuma candidatura, o PS não foi capaz de mobilizar o seu eleitorado", sustentou o Bloco de Esquerda.

Já em relação à candidatura de Edgar Silva, apoiada pelo PCP, que se ficou pelos 3,9% dos votos, a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda fez a seguinte leitura: "A campanha do candidato do PCP, Edgar Silva, posicionou-se sem ambiguidades do lado da defesa do Estado Social e dos direitos dos trabalhadores e contribuiu para uma mobilização importante, ainda que insuficiente, do eleitorado à esquerda".

Para o Bloco de Esquerda, o Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, fez uma campanha vazia de conteúdos "e evitou o confronto com o novo Governo".

"Mas esta vitória [de Marcelo Rebelo de Sousa] representa um dos projetos da direita em Portugal, o da recomposição do Bloco Central [PSD/PS]", advertiram os bloquistas.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC