sicnot

Perfil

Prince 1958-2016

Prince 1958-2016

Prince 1958-2016

"Era um músico perfeito, sem ser de uma perfeição gélida"

O músico Prince, hoje falecido aos 57 anos, "era um músico perfeito, sem ser de uma perfeição gélida, mas do coração", e "muito intuitivo", disse à agência Lusa o músico Rui Veloso, que o toma como um exemplo.

Chris O'Meara

"O Prince era um músico perfeito, tudo aquilo era perfeição, mas uma perfeição sem ser gélida, era uma perfeição com o coração, ele era uma muito, muito intuitivo e com um 'feeling' absolutamente extraordinário, que lhe vinha certamente da grande música negra, de que ele é um dos maiores representantes de sempre", afirmou.

"Prince era um músico absolutamente irrepreensível, foi sempre para mim um exemplo".

"É um tipo que influenciou uma geração, mas ele é inigualável, porque ele é inimitável, a maneira como ele compunha, a destreza que ele tinha numa série de instrumentos, era multi-instrumentista, tocava tudo bem, o cuidado que ele tinha nas produções, os arranjos absolutamente extraordinários dele", afirmou.

Veloso realçou os músicos com que Prince tocou. "Ele tinha de tudo naquelas bandas, homens, mulheres, absolutamente irrepreensível".

Rui Veloso conheceu Prince e tem dele "uma memória muito engraçada", precisamente quando o músico norte-americano visitou o estúdio do autor de "Chico Fininho", em Sintra, numa tarde de 2010.

"Quando o Prince se foi embora, ficou a olhar para o graffiti que tenho na porta do estúdio, olhou, e depois disse: 'Gostei muito do teu estúdio'; olhou novamente para o graffiti e fez um gesto de aprovação e disse: 'I will be back'", contou o autor de "Porto sentido".

"Já morreram tantos, estamos a ficar pobres. Nos últimos anos, a pobreza está aumentar aos olhos vistos, nos últimos anos tem sido uma verdadeira hecatombe de músicos extraordinários", disse Rui Veloso à Lusa, realçando que Prince "é uma perda muito difícil, um músico incontornável, um superdotado, completo em todas as áreas".

O Prince "mexia-se do funky, do mais funky dos funkies, do mais puro, para a soul music, a pop, o jazz, os blues, com uma facilidade... Mexia-se no meio dos estilos, com uma mestria absolutamente inigualável".

O músico e compositor norte-americano Prince morreu hoje, aos 57 anos, revelou o sítio de notícias norte-americano TMZ, tendo a informação sido confirmada pela agente do cantor.

Nascido em Minneapolis, em 1958, Prince Rogers Nelson era considerado um dos nomes mais influentes da música pop, citado por dezenas de artistas, pelo talento e capacidade criativa, abrangendo diversos estilos musicais, em particular soul, funk e R&B.

O músico atuou e gravou com a fadista Ana Moura e, entre os seus êxitos, refira-se "Purple rain", "Kiss", "Let's go crazy", "I wanna be your lover" e "Darling Nikki".

Prince, o compositor de "Sometimes it snows in april", atuou por quatro vezes em Portugal. A primeira foi a 15 de agosto de 1993, no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, cinco anos depois, em 1998, a 15 de dezembro, no então Pavilhão Atlântico, atual MeoArena.

Em 2010, em julho, quando visitou o estúdio de Rui Veloso, atuou no Festival Super Bock Super Rock, no Meco, no distrito de Setúbal, no qual partilhou o palco com a sua amiga, Ana Moura.

Em 2013, apresentou-se no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Lusa

  • Morreu o cantor Prince

    Prince 1958-2016

    O cantor Prince foi encontrado morto em casa na cidade de Minneapolis, no Estado norte-americano do Minnesota. De acordo com a página especializada em celebridades TMZ, que cita autoridades policiais, foi aberta uma investigação à morte do músico em Paisley Park, onde Prince tinha casa e um estúdio. O músico tinha sido hospitalizado recentemente com uma gripe.

  • Os maiores êxitos de Prince
    1:21

    Prince 1958-2016

    A SIC escolheu três dos maiores êxitos de Prince que vão fazer recordar para sempre o ícnone da música pop. Ao longo da sua carreira foram mais de 60 milhões de singles e mais de 100 milhões de álbuns editados.

  • Prince vendeu mais de 100 milhões de discos e venceu sete Grammys
    1:37

    Prince 1958-2016

    Durante a sua carreira, Prince vendeu mais de 100 milhões de discos e venceu sete Grammys. Em 2010, convidou a cantora portuguesa Ana Moura para uma atuação conjunta em Portugal no festival Super Bock Super Rock. Em 2017, o cantor deu um concerto memorável na Super Bowl. Foi encontrado sem vida na sua casa em Minneapolis, nos Estados Unidos da América.

  • Carismático e energético

    Prince 1958-2016

    Prince Rogers Nelson foi considerado um ícone carismático e energético da música pop. Nasceu a 7 de junho de 1958 em Minneapolis, nos EUA. Filho de um músico de jazz, o seu nome foi inspirado na banda do seu pai, Prince Rogers Trio.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.