sicnot

Perfil

Prince 1958-2016

Prince 1958-2016

Prince 1958-2016

Prince financiava em segredo campo de escuteiros no Afeganistão

O artista conhecido como Prince, falecido em abril, ajudou de forma secreta uma Organização Não Governamental em Cabul com milhares de dólares nos últimos anos, permitindo o treino de 200 escuteiros, anunciou essa ONG.

DANNY MOLOSHOK

Os fundos enviados por Prince para Cabul eram recebidos por Betty Tisdale, uma norte-americana que conheceu o cantor em 2010 e que lhe relatou a sua experiência na ajuda a crianças em teatros de guerra, nomeadamente no Vietname e no Afeganistão.

"Ela perguntou-me o que seria preciso para dar um impulso ao projeto de transformar um antigo edifício num centro para a formação de líderes escuteiros", recordou à agência AFP a diretora do projeto, Marnie Gustavson, relatando a conversa com Betty Tisdale.

"Uns dias depois, ela enviou-me um cheque de 15 mil dólares (13,1 mil euros), completamente inesperado. Disse-me que vinha do Prince, que gostava muito do que fazíamos, mas pediu para não dizer a ninguém", acrescentou a responsável, confirmando doações anuais de 6 mil dólares, cerca de 5,2 mil euros, desde então.

É um exemplo de "filantropia discreta", disse Gustavson.

O cantor morreu no mês passado, com 57 anos e sem deixar testamento.

Lusa

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.