sicnot

Perfil

Regresso às aulas

Manuais escolares chegam a custar mais do que obras de investigação

Manuais escolares chegam a custar mais do que obras de investigação

Em tempo de regresso às aulas, os pais fazem contas à vida perante as várias despesas escolares. Os manuais estão cada vez mais caros e há livros adotados que custam mais do que obras clássicas ou de investigação.

  • Manuais escolares aumentaram 10,4 % desde o ano letivo de 2012-2013
    2:20

    Regresso às aulas

    Os livros escolares aumentaram mais de 10 % desde o ano lectivo de 2012-2013. Nos últimos 4 anos, as familias com filhos na escola pagaram mais 22 milhões de euros na compra de manuais escolares. O Ministério da Educação já disse que o acordo que determinou o aumento dos livros escolares, e que não tinha como referência o aumento da inflação, vai ser revisto em 2016.

  • Movimento de Reutilização de Livros Escolares
    6:50

    Edição da Manhã

    No ano em que o governo e os livreiros assinaram um acordo em que o preço dos livros deixa de estar indexado à inflação, os manuais escolares ficam novamente mais caros. Um aumento que para algumas famílias é insustentável. Pedro Martins é membro do Movimento de Reutilização de Livros Escolares, um movimento de cidadãos que promove a criação e divulgação de bancos de recolha e partilha gratuita de livros escolares em todo o País.

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.