sicnot

Perfil

Revista do Ano 2017

"Foi a primeira vez que uma equipa de reportagem conseguiu furar o bloqueio de Angola"

"Foi a primeira vez que uma equipa de reportagem conseguiu furar o bloqueio de Angola"

"Angola, um país rico com 20 milhões de pobres" foi uma das reportagens SIC premiadas este ano, que recordamos ao longo dos próximos dias. A equipa da SIC foi a primeira a conseguir furar o bloqueio que mantém Angola longe dos olhares do resto do mundo.

Durante um mês, a jornalista da SIC Susana André e o repórter de imagem, Carlos Morais, percorreram várias províncias e visitaram duas prisões para mostrar a realidade do país com um dos maiores consumos de champanhe per capita do mundo, mas onde 70% da população vive com menos de dois dólares por dia.

"Angola, um país rico com 20 milhões de pobres" venceu três prémios de jornalismo e desencadeou uma onda de solidariedade.

Angola - Um país rico com vinte milhões de pobres

SUSANA ANDRÉ - Jornalista
CARLOS MORAIS – repórter de imagem
TIAGO MARTINS – edição de imagem
LUIS FILIPE BISPO, MARTA COELHO, CLÁUDIA GANHÃO – grafismo
JOSÉ DIAS – colorista
OCTAVIANO RODRIGUES, ALEX SANTOS – pós-produção áudio
MARTA BARREIROS - produção
CÂNDIDA PINTO – coordenação
RICARDO COSTA - direção
  • "Queria ser o Ronaldo ou o Messi mas apenas sou um deficiente"
    2:44

    Revista do Ano 2017

    "Angola - um país rico com vinte milhões de pobres" deu a conhecer a dura realidade de 70% da população que vive abaixo do limiar da pobreza. A Grande Reportagem da SIC venceu vários prémios este ano e deu o mote para uma onda de solidariedade que começou com um apelo dos próprios angolanos e terminou na SIC, na criação de uma associação que pretende canalizar ajuda e que já conta com um protocolo com a TAP para o transporte da ajuda humanitária para Angola.

  • Angola, um país rico com 20 milhões de pobres
    44:31

    Grande Reportagem SIC

    Na última década, registou um dos maiores crescimentos económicos do mundo mas manteve-se líder nos índices de mortalidade infantil. Uma semana depois de se assinalarem os 41 anos da independência de Angola, a Grande Reportagem SIC mostra-lhe um país que tem um dos maiores consumos de champanhe per capita e onde 70% da população vive com menos de dois dólares por dia.

  • Quatro reportagens da SIC premiadas

    País

    Quatro reportagens da SIC receberam menções honrosas nos prémios de jornalismo "Direitos Humanos e Integração". Todos os trabalhos podem ser revistos na íntegra aqui, no site da SIC Notícias.

  • Polémica "Supernanny" em debate hoje na SIC
    2:25
  • Centeno aponta para a reforma e expansão do euro
    0:32

    Economia

    O ministro das Finanças português participa hoje na primeira reunião enquanto presidente do Eurogrupo. À entrada para o encontro dos ministros das Finanças da moeda única, Mário Centeno apontou a reforma do Euro como um dos principais desafios do mandato que agora inicia. 

  • Puigdemont chegou à Dinamarca e não foi detido

    Mundo

    A Justiça espanhola pediu à Dinamarca para ativar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, que ignorou as ameaças de detenção e decidiu deslocar-se a Copenhaga para participar numa conferência. Entretanto na Catalunha, o presidente do parlamento propôs Puigdemont para voltar a dirigir o Governo Regional.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

    Luís Marques Mendes

  • O caso Assange é "um problema" para o Equador

    Mundo

    O Presidente equatoriano, Lenin Moreno, declarou no domingo que o asilo atribuído ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela embaixada do Equador em Londres desde 2012 é "um problema herdado" que constitui "mais que um aborrecimento".