sicnot

Perfil

Revista do Ano 2017

Renegados "conseguiu provocar uma mudança da lei e que teve imenso impacto"

Renegados "conseguiu provocar uma mudança da lei e que teve imenso impacto"

Ainda há muito caminho pela frente no que diz respeito à luta pelo direito à nacionalidade portuguesa, acredita Sofia Pinto Coelho, jornalista da SIC e autora da Grande Reportagem "Renegados". O trabalho conta os casos de cidadãos que nasceram em Portugal mas nunca conseguiram ter "direito" à nacionalidade portuguesa ou chegaram a ter bilhete de identidade mas foi-lhes retirado. 

Prémios em 2017

Renegados recebeu quatro três prémios de jornalismo em 2017: Melhor Programa de Informação pela Sociedade Portuguesa de Autores, Jornalismo contra a Indiferença, pela AMI - Assistência Médica Internacional, Corações Capazes de Construir 2017 pela Associação Corações com Coroa e Pela Diversidade Cultural do Alto Comissariado das Migrações.

O trabalho é da autoria de Sofia Pinto Coelho, do repórter de imagem Filipe Ferreira e do editor de imagem Rui Berton.

Este trabalho foi emitido em dezembro de 2016. Veja ou reveja aqui a Grande Reportagem "Renegados".

  • "Renegados" gerou onda de reações nas redes sociais
    1:34

    Grande Reportagem SIC

    "Renegados", a reportagem que a SIC emitiu esta quarta-feira no Jornal da Noite, gerou uma onda de reações no Facebook. Muitas pessoas desesperadas dizem não conseguir a nacionalidade portuguesa, apesar de terem nascido e crescido em Portugal. Ou seja, há muitos mais casos como os que foram retratados na reportagem.

  • Associação "Corações com Coroa" premeia reportagem da SIC
    8:30

    País

    "Corações com Coroa", uma associação de voluntários criada pela apresentadora de televisão Catarina Furtado, distinguiu com o primeiro prémio a reportagem da SIC "Renegados", que aborda problemas de nacionalidade que afetam a comunidade afro-descendente. As imagens do vídeo apresentado são feitas por alunos da Escola Artística António Arroio.

  • Grande Reportagem "Renegados" premiada na gala da SPA
    0:42

    Grande Reportagem SIC

    A SIC ganhou um prémio na gala da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). "Renegados" foi considerado o melhor programa de informação, uma Grande Reportagem da jornalista Sofia Pinto Coelho, do repórter de imagem Filipe Ferreira e do editor de imagem Rui Berton. Nos agradecimentos não faltaram os filhos de uma pátria que os excluiu, a apelar a ao Presidente da República.

  • A estreia de Centeno como líder do Eurogrupo
    1:56
  • Puigdemont chegou à Dinamarca e não foi detido

    Mundo

    A Justiça espanhola pediu à Dinamarca para ativar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, que ignorou as ameaças de detenção e decidiu deslocar-se a Copenhaga para participar numa conferência. Entretanto na Catalunha, o presidente do parlamento propôs Puigdemont para voltar a dirigir o Governo Regional.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

    Luís Marques Mendes

  • O caso Assange é "um problema" para o Equador

    Mundo

    O Presidente equatoriano, Lenin Moreno, declarou no domingo que o asilo atribuído ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela embaixada do Equador em Londres desde 2012 é "um problema herdado" que constitui "mais que um aborrecimento".