sicnot

Perfil

Rio 2016

MP brasileiro acusa 14 pessoas por mortes em queda de ciclovia

O Ministério Público do Rio de Janeiro anunciou na terça-feira à noite que acusou 14 pessoas por homicídio involuntário, devido à queda de um troco da ciclovia construída para os Jogos Olímpicos na cidade, que fez dois mortos.

Fernando Maia

A 21 de abril, um troço da ciclovia Tim Maia abateu devido à forte ondulação, fazendo menos dois mortos.

Sete dos acusados são funcionários da Fundação Instituto de Geotécnica, entidade municipal ligada à Secretaria de Obras e responsável pelo projeto básico e pela fiscalização da obra.

Quatro dos acusados por homicídio involuntário são funcionários do consórcio Contemat-Concrejato, que construiu a ciclovia, e outros dois estão ligados à Engemolde Engenharia, contratada pelo consórcio para construir pilares.

Um outroé sócio de uma das empresas que participaram da obra.

O engenheiro da Defesa Civil do município do Rio de Janeiro que tido sido indiciado pela Polícia Civil foi considerado inocente e não foi denunciado pelos promotores.

Se condenados, os indiciados podem cumprir penas de dois a oito anos de cadeia.

O novo troço de ciclovia, com 3,9 quilómetros, foi inaugurado em janeiro e custou 45 milhões de reais (10,6 milhões de euros).

Lusa

  • Equipa da SIC impedida de entrar na Venezuela

    País

    A SIC tinha uma equipa a caminho da Venezuela para cobrir as eleições da Assembleia Constituinte que decorrem no domingo. No entanto o jornalista Luís Garriapa e o repórter de imagem Odacir Junior foram impedidos de entrar no país. A equipa de reportagem foi barrada à chegada ao aeroporto de Caracas. Num despacho enviado à companhia aérea que os transportou, tanto o jornalista como o repórter de imagem são considerados "inadmissíveis no território da Venezuela".

  • "Fomos considerados inadmissíveis no território da Venezuela"
    4:43

    País

    O jornalista Luís Garriapa entrou em direto no Jornal da Noite, para explicar o que aconteceu esta quinta-feira, no aeroporto de Caracas. A equipa de reportagem de SIC foi impedida de entrar na Venezuela, onde ia cobrir as eleições da Assembleia Constituinte, marcadas para domingo.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25
  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.