sicnot

Perfil

Rio 2016

Metade dos brasileiros estão contra a realização dos Jogos Olímpicos

Quase metade da população brasileira está contra a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, de acordo com uma sondagem divulgada hoje pelo Instituto Datafolha.

© Ricardo Moraes / Reuters

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, que publicou o levantamento, o número de brasileiros que se posicionava contra a realização da Rio 2016 na pesquisa anterior, realizada em junho de 2013, era de 25%. Assim, o índice de rejeição duplicou de 2013 para 2016.

Os dados mostram que há três anos, 64% eram favoráveis aos Jogos. Agora, 40% dizem-se favoráveis. Outros 9% disseram-se indiferentes à competição e 2% não responderam.

O Datafolha apontou que o número de pessoas que disseram que o evento trará mais prejuízos do que benefícios quase duplicou, passando de 38% em 2013 para 63% este ano.

O interesse pelo evento também caiu. Em 2013, 35% dos entrevistados disseram-se muito interessados no evento. Agora o índice caiu para 16%. Já o número daqueles que disseram não ter nenhum interesse passou de 28% para 51%.

Segundo o instituto de pesquisa, a perceção negativa sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 tem relação direta com o agravamento do cenário económico no país.

Além disso, os Jogos Olímpicos foram relacionados com situações negativas, principalmente depois de o Rio de Janeiro ter decretado estado de calamidade pública devido à crise financeira, facto que comprometeu a entrega de obras prometidas no âmbito do evento.

O Datafolha fez 2.792 entrevistas, com pessoas acima de 16 anos, em 171 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.


Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.