sicnot

Perfil

Rio 2016

Terroristas publicam técnicas para usar em atentados durante o Rio 2016

Extremistas islâmicos publicaram no serviço de mensagens instantâneas Telegram recomendações de 17 técnicas para atentados terroristas durante os Jogos Olímpicos Rio2016, que vão decorrer entre 5 e 21 de agosto.

Segundo a especialista norte-americana em contraterrorismo Rita Katz, as técnicas passam por atentados a "aeroportos e meios de transporte públicos, esfaqueamento, envenenamento, sequestro de reféns e falsas ameaças".

Além disso, os extremistas também sugeriram um cronograma de ações e afirmaram que "qualquer lobo solitário [pessoa que atua sozinha em ataques] pode agora ir para o Brasil", escreveu a especialista, que trabalha na SITE Intelligence Group, organização que monitoriza atividades terroristas na Internet, na sua conta na rede social Twitter.

Na segunda-feira, Rita Katz alertou que um grupo extremista brasileiro declarou lealdade ao Daesh e criou um canal no Telegram, serviço de mensagens semelhante ao Whatsapp.

O grupo, autodesignado Ansar al-Khilafah Brazil, destacou que "se a polícia francesa não consegue deter ataques dentro do seu território, o treino dado à polícia brasileira não servirá em nada".

As autoridades brasileiras têm vindo a repetir que não há probabilidade de ataques terroristas durante o maior evento desportivo do mundo, que este ano, pela primeira vez, é realizado na América do Sul.

Porém, na sexta-feira, na sequência do atentado terrorista de Nice, no sul de França, que fez 84 mortos e que foi reivindicado pelo Estado Islâmico, o governo brasileiro informou que ia rever as medidas de segurança para o evento.

"Todas as ameaças relacionadas aos Jogos do Rio2016 estão a ser minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo", vincou a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), em comunicado divulgado na terça-feira.

Com Lusa

  • Banco de Portugal melhora previsões de crescimento económico

    Economia

    O PIB vai crescer 1,8% em 2017 e regressar ao nível de 2008, de acordo com a previsão revista em alta do Banco de Portugal (BdP). No próximo ano, o desemprego deverá cair gradualmente e ficará abaixo dos 8% em 2019. Quanto às exportações, prevê que cresçam 6% em 2017.

    Em atualização

  • PIB pode crescer 2% este ano
    0:45

    Economia

    O Governo vai rever em alta a previsão de crescimento da economia. A confirmação foi feita esta manhã pelo ministro das Finanças, em Londres. Mário Centeno diz que, afinal, a economia pode crescer cerca de 2%, este ano.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15