sicnot

Perfil

Rio 2016

Terroristas publicam técnicas para usar em atentados durante o Rio 2016

Extremistas islâmicos publicaram no serviço de mensagens instantâneas Telegram recomendações de 17 técnicas para atentados terroristas durante os Jogos Olímpicos Rio2016, que vão decorrer entre 5 e 21 de agosto.

Segundo a especialista norte-americana em contraterrorismo Rita Katz, as técnicas passam por atentados a "aeroportos e meios de transporte públicos, esfaqueamento, envenenamento, sequestro de reféns e falsas ameaças".

Além disso, os extremistas também sugeriram um cronograma de ações e afirmaram que "qualquer lobo solitário [pessoa que atua sozinha em ataques] pode agora ir para o Brasil", escreveu a especialista, que trabalha na SITE Intelligence Group, organização que monitoriza atividades terroristas na Internet, na sua conta na rede social Twitter.

Na segunda-feira, Rita Katz alertou que um grupo extremista brasileiro declarou lealdade ao Daesh e criou um canal no Telegram, serviço de mensagens semelhante ao Whatsapp.

O grupo, autodesignado Ansar al-Khilafah Brazil, destacou que "se a polícia francesa não consegue deter ataques dentro do seu território, o treino dado à polícia brasileira não servirá em nada".

As autoridades brasileiras têm vindo a repetir que não há probabilidade de ataques terroristas durante o maior evento desportivo do mundo, que este ano, pela primeira vez, é realizado na América do Sul.

Porém, na sexta-feira, na sequência do atentado terrorista de Nice, no sul de França, que fez 84 mortos e que foi reivindicado pelo Estado Islâmico, o governo brasileiro informou que ia rever as medidas de segurança para o evento.

"Todas as ameaças relacionadas aos Jogos do Rio2016 estão a ser minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo", vincou a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), em comunicado divulgado na terça-feira.

Com Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.