sicnot

Perfil

Rio 2016

Doping afasta tetracampeã mundial de natação dos Olímpicos

A nadadora russa Yulia Efímova, quatro vezes campeã do Mundo, vai falhar os Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro por ter sido castigada em 2013 devido ao consumo de anabolizantes, revelou hoje o Comité Olímpico da Rússia (COR).

© USA Today Sports / Reuters

"Sim, a Efímova foi castigada. O Comité Olímpico Internacional (COI) disse ao COR para não incluir desportistas russos com historial de dopagem", explicou Alexandr Zhúkov, presidente do COR.

Medalha de bronze em Londres, Efímova era a maior esperança da natação russa no Brasil, mas um controlo positivo por anabolizantes em 2013 levou a um castigo de 16 meses.

"Li que alguns países propõem-se a tornar essa regra universal. Porque é que só os russos são castigados? Isto viola o princípio da igualdade", queixou-se, em alusão a todos os competidores do mundo que já foram punidos por doping, mas que vão competir no Rio2016.

Efímova também foi suspensa em março por consumo de Meldonium, fármaco cardiovascular proibido desde o início do ano, mas foi absolvida em julho.

O COR revelou hoje que oito elementos da equipa olímpica têm historial de doping e admitiu que podem aparecer novos elementos face às denúncias do relatório McLaren da Agência Mundial Antidoping (AMA).

O COI atribuiu no domingo às federações internacionais a responsabilidade de decidir se os desportistas russos podem competir no Rio2016.

Os que forem aceites devem cumprir uma serie de critérios, entre os quais nunca terem sido sancionados por doping, sendo que todos serão submetidos a rigorosos controlos antidoping antes do evento, realizados pela AMA.

A equipa russa continha 387 desportistas, mas foi encurtada a semana passada após a interdição da equipa de atletismo, excetuando a saltadora em comprimento Daria Klíshina, que há três anos treina nos Estados Unidos.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".