sicnot

Perfil

Rio 2016

Oito altetas da equipa olímpica russa com historial de doping

© Bruno Kelly / Reuters

O Comité Olímpico da Rússia admitiu hoje que oito integrantes da equipa daquele país têm um historial de dopagem, pelo que podem ser vetados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

"Segundo os dados em meu poder, ao dia de hoje, há oito desportistas nessas condições", disse o presidente do organismo, Alexandr Zhúkov, respondendo a uma questão sobre o número de casos detetados.

Não descartou, contudo, que possam aparecer novos nomes de atletas russos, com base nas denúncias recolhidas pelo relatório McLaren, encomendado pela Agência Mundial Antidopagem (AMA).

"Falei com quase todos os presidentes das federações de todas as modalidades de verão, que estão a trabalhar ativamente e confirmando as listas de atletas que têm historial de doping", disse o presidente do comité russo, recordando que as listas devem ser auditadas pelas federações internacionais e pelo Tribunal Arbitral Desportivo (TAS).

O Comité Olímpico Internacional cedeu, no domingo, às federações internacionais a responsabilidade de decidir quais os atletas daquele país que podem competir no Brasil.

Os que forem aceites terão que se submeter a um rigoroso controlo antidoping, a realizar pela AMA.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.