sicnot

Perfil

Rio 2016

Aumentam para 21 o número de russos excluídos do Rio 2016

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) declarou hoje o impedimento de participação no Rio2016 aos russos Maxim Kustov e Ilia Frolov, tricampeão do Mundo, em virtude dos critérios impostos pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

Os dois desportistas integram o relatório McLaren que revela que em 2014 beneficiaram de manipulação de resultados no laboratório de Moscovo, visando dissimular testes positivos por asteroides anabolizantes.

Kustov, que é titular ao contrário de Frolov, suplente, não vai ser substituído por um russo, mas pelo letão Ruslan Nakonechnyi.

Os restantes russos qualificados para o Rio2016, Aleksandr Lesun, atual líder do ranking internacional e quatro vezes campeão do Mundo, Donata Rimshaite e Gulnaz Gubaydurllina continuam elegíveis.

A exclusão destes desportistas aumenta para 21 o número de atletas russos banidos depois da declaração do COI com critérios rigorosos, nomeadamente nunca terem sido alvo de qualquer controlo positivo e de não fazerem parte do relatório McLaren.

Além destes atletas, sete nadadores, cinco canoístas, três remadores, dois halterofilistas, um lutador e um voleibolista foram impedidos de ir ao Rio2016.

O COI atribuiu no domingo às federações internacionais a responsabilidade de decidir se os desportistas russos podem competir no Rio2016.

Os que forem aceites devem cumprir uma serie de critérios, entre os quais nunca terem sido sancionados por doping, sendo que todos serão submetidos a rigorosos controlos antidoping antes do evento, realizados pela AMA.

A equipa russa continha 387 desportistas, mas foi encurtada a semana passada após a interdição da equipa de atletismo, excetuando a saltadora em comprimento Daria Klíshina, que há três anos treina nos Estados Unidos.

Entretanto, esta semana já foi encurtada, para já, em 21 elementos.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano