sicnot

Perfil

Rio 2016

Aumentam para 21 o número de russos excluídos do Rio 2016

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) declarou hoje o impedimento de participação no Rio2016 aos russos Maxim Kustov e Ilia Frolov, tricampeão do Mundo, em virtude dos critérios impostos pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

Os dois desportistas integram o relatório McLaren que revela que em 2014 beneficiaram de manipulação de resultados no laboratório de Moscovo, visando dissimular testes positivos por asteroides anabolizantes.

Kustov, que é titular ao contrário de Frolov, suplente, não vai ser substituído por um russo, mas pelo letão Ruslan Nakonechnyi.

Os restantes russos qualificados para o Rio2016, Aleksandr Lesun, atual líder do ranking internacional e quatro vezes campeão do Mundo, Donata Rimshaite e Gulnaz Gubaydurllina continuam elegíveis.

A exclusão destes desportistas aumenta para 21 o número de atletas russos banidos depois da declaração do COI com critérios rigorosos, nomeadamente nunca terem sido alvo de qualquer controlo positivo e de não fazerem parte do relatório McLaren.

Além destes atletas, sete nadadores, cinco canoístas, três remadores, dois halterofilistas, um lutador e um voleibolista foram impedidos de ir ao Rio2016.

O COI atribuiu no domingo às federações internacionais a responsabilidade de decidir se os desportistas russos podem competir no Rio2016.

Os que forem aceites devem cumprir uma serie de critérios, entre os quais nunca terem sido sancionados por doping, sendo que todos serão submetidos a rigorosos controlos antidoping antes do evento, realizados pela AMA.

A equipa russa continha 387 desportistas, mas foi encurtada a semana passada após a interdição da equipa de atletismo, excetuando a saltadora em comprimento Daria Klíshina, que há três anos treina nos Estados Unidos.

Entretanto, esta semana já foi encurtada, para já, em 21 elementos.

Lusa

  • Reportagem Especial dá a voz aos despedidos da banca
    1:18
  • CEMGFA admite que várias armas roubadas estão em condições de ser usadas
    2:06

    Assalto em Tancos

    Afinal há várias armas roubadas em Tancos que estão em condições de ser utilizadas, sendo que apenas os lança-granadas-foguete estão obsoletos. Esta manhã, o general Pina Monteiro admitiu, no Parlamento, que a declaração que fez há duas semanas pode ter induzido em erro a opinião pública. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) diz, ainda, que se houvesse indícios sobre colaboração do Exército neste caso, os suspeitos estariam presos.

  • Pais de Charlie Gard querem que o bebé morra em casa

    Mundo

    Depois de terem renunciado à batalha judicial para manterem o filho com vida, os pais do bebé britânico Charlie Gard desejam agora levar a criança para morrer em casa. O desejo foi revelado pelo advogado de Chris Gard e Connie Yates, numa audiência esta tarde, no Supremo Tribunal de Londres. Contudo, o hospital responsável pelo caso admite que os cuidados a Charlie não podem ser feitos em casa.