sicnot

Perfil

Rio 2016

Cinco canoístas russos excluídos dos Jogos Olímpicos

© Kai Pfaffenbach / Reuters

A Federação Internacional de Canoagem (ICF) anunciou hoje a exclusão de cinco canoístas russos dos Jogos Olímpicos Rio2016, no âmbito do caso de dopagem que envolve a Rússia.

"Estamos certos que se pisamos o risco não estaremos na linha de partida", referiu o secretário-geral da ICF, Simon Toulson, no momento em que a canoagem se torna a mais recente modalidade a excluir desportistas.

Os atletas excluídos pela canoagem são citados no relatório McLaren, um documento elaborado pelo canadiano Richard McLaren, professor de direito, que a pedido da Agência Mundial antidopagem extraiu conclusões no escândalo de doping na Rússia.

Entre os afetados estão Alexey Korovashkov, medalha de bronze nos Jogos Londres2012 em C2 1000 e cinco vezes campeão mundial, e Alexander Dyachenko, campeão olímpico na capital inglesa, nos 200 metros de K2.

Excluídos estão também Elena Aniushina, Natalia Podolskaya, e Andrey Kraitor, cujos nomes também são indicados no relatório.

"Em cada caso a ICF impõe uma imediata suspensão, independente de uma investigação, tornando os atletas indicados inelegíveis para competirem nos Jogos Olímpicos do Rio2016", acrescenta a ICF.

McLaren trouxe a lume não só nomes de vários atletas, mas identificou também o estado russo, com a colaboração dos serviços secretos, como conivente num esquema organizado de dopagem na Rússia, na falsificação ou adulteração de amostras.

Além de todo o atletismo russo, já proibido pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF), natação, remo, halterofilista e luta foram outras modalidades que já anunciaram a exclusão de atletas russos.

Lusa

  • Funcionários públicos hoje em greve
    1:37

    Economia

    Os funcionários públicos estão hoje em greve. A paralisação pode fechar algumas escolas, centros de saúde e outros serviços públicos. O fim da precariedade e o reforço de pessoal são duas das reivindicações do protesto.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.