sicnot

Perfil

Rio 2016

60% dos brasileiros acreditam que os Jogos Olímpicos irão causar prejuízo

Uma sondagem divulgada esta quarta-feira pelo jornal O Estado de S.Paulo revela que 60% dos brasileiros acredita que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro trarão mais prejuízos do que benefícios.

A consulta, realizada pelo Ibope, mostra que apenas 32% dos inquiridos confiam que o evento trará benefícios, enquanto 4% disseram que não traria nem prejuízo nem benefício e 4% não opinaram.

O governo brasileiro, por outro lado, anunciou terça-feira que o evento deve gerar receitas de 200 milhões de dólares (180 milhões de euros) em despesas extras geradas pelos turistas, entre este mês e setembro.

Segundo dados oficiais da organização do evento, foram gastos cerca de 40 mil milhões de reais (11 mil milhões de euros) para a realização da Rio2016.

A sondagem do Ibope também mostrou que em 2014, antes da realização do campeonato do mundo de futebol no Brasil, 51% da população considerava mais importante que o país fosse campeão do torneio e apenas 24% colocavam a organização do evento no topo das prioridades.

Já em relação à Rio2016, esses dois lados se inverteram.

A sondagem do Ibope mostrou que 59% dos brasileiros disseram que querem que os Jogos sejam um sucesso, enquanto só 31% acham que o Brasil estar bem colocado no quadro de medalhas é mais importante.

A consulta do Ibope ouviu 2002 pessoas em todo o país entre os dias 14 e 18 de julho.

Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.