sicnot

Perfil

Rio 2016

Dilma recusa participar como espectadora na abertura dos Olímpicos

​A presidente com mandato suspenso do Brasil, Dilma Rousseff, disse hoje que não vai à abertura oficial dos Jogos Olímpicos, porque recusa ser espetadora de evento em que foi protagonista.

"Eu tive uma participação direta, mas agora quem vai para o palanque oficial é uma pessoa [o Presidente interino Michel Temer] que não trabalhou. Não vou participar na condição de espectadora de um ato em que eu fui protagonista. Por isso eu prefiro não ir ", disse Dilma Rousseff, em entrevista à Rádio Educadora, de Minas Gerais.

Dilma Rousseff declarou que todas as providências de segurança necessárias para receber os Jogos Olímpicos foram tomadas e considerou que o Brasil está pronto para sediar o evento.

Na entrevista, a chefe de Estado também lembrou que o país tem experiência em receber grandes eventos, como o campeonato do mundo de futebol e a Jornada Mundial da Juventude, e capacitação para enfrentar ameaças de terrorismo.

"O governo interino [de Michel Temer] não mandou embora as pessoas responsáveis pela área de segurança da Olimpíada, então espero que eles não tenham comprometido esse processo", disse.

A Presidente com mandato suspenso também comentou a crise económica que afeta o país, dizendo que os fundamentos da economia não mudam em dois meses e se houve alguma melhoria não é responsabilidade do Governo de Michel Temer.

"Todos os fundamentos da economia foram dados no meu governo. Em dois meses ninguém recupera nada", afirmou.

Dilma Rousseff declarou que o problema é que durante seu Governo havia uma tentativa sistemática de criar um mau ambiente sobre a economia brasileira.

"Pela imprensa, todos os dias o mundo ia cair na nossa cabeça. Quando isso para de acontecer, diminui o mal-estar. É isso que está acontecendo agora", finalizou.

A Presidente foi afastada do cargo no passado dia 12 de maio pelo Senado (câmara alta parlamentar) para responder à acusação de que cometeu crimes fiscais.

O processo contra a chefe de Estado brasileira está a ser analisado pelos senadores e pode ser julgado em agosto.

Se for condenada, Dilma Rousseff perderá o cargo de Presidente da República do Brasil e não poderá concorrer em eleições para cargos públicos por um período de oito anos.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC