sicnot

Perfil

Rio 2016

Dilma recusa participar como espectadora na abertura dos Olímpicos

​A presidente com mandato suspenso do Brasil, Dilma Rousseff, disse hoje que não vai à abertura oficial dos Jogos Olímpicos, porque recusa ser espetadora de evento em que foi protagonista.

"Eu tive uma participação direta, mas agora quem vai para o palanque oficial é uma pessoa [o Presidente interino Michel Temer] que não trabalhou. Não vou participar na condição de espectadora de um ato em que eu fui protagonista. Por isso eu prefiro não ir ", disse Dilma Rousseff, em entrevista à Rádio Educadora, de Minas Gerais.

Dilma Rousseff declarou que todas as providências de segurança necessárias para receber os Jogos Olímpicos foram tomadas e considerou que o Brasil está pronto para sediar o evento.

Na entrevista, a chefe de Estado também lembrou que o país tem experiência em receber grandes eventos, como o campeonato do mundo de futebol e a Jornada Mundial da Juventude, e capacitação para enfrentar ameaças de terrorismo.

"O governo interino [de Michel Temer] não mandou embora as pessoas responsáveis pela área de segurança da Olimpíada, então espero que eles não tenham comprometido esse processo", disse.

A Presidente com mandato suspenso também comentou a crise económica que afeta o país, dizendo que os fundamentos da economia não mudam em dois meses e se houve alguma melhoria não é responsabilidade do Governo de Michel Temer.

"Todos os fundamentos da economia foram dados no meu governo. Em dois meses ninguém recupera nada", afirmou.

Dilma Rousseff declarou que o problema é que durante seu Governo havia uma tentativa sistemática de criar um mau ambiente sobre a economia brasileira.

"Pela imprensa, todos os dias o mundo ia cair na nossa cabeça. Quando isso para de acontecer, diminui o mal-estar. É isso que está acontecendo agora", finalizou.

A Presidente foi afastada do cargo no passado dia 12 de maio pelo Senado (câmara alta parlamentar) para responder à acusação de que cometeu crimes fiscais.

O processo contra a chefe de Estado brasileira está a ser analisado pelos senadores e pode ser julgado em agosto.

Se for condenada, Dilma Rousseff perderá o cargo de Presidente da República do Brasil e não poderá concorrer em eleições para cargos públicos por um período de oito anos.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.