sicnot

Perfil

Rio 2016

Putin diz que ausência de russos no Rio 2016 retira valor às medalhas

© Maxim Shemetov / Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, considerou hoje que a ausência de algumas das estrelas do desporto russo nos Jogos Olímpicos Rio 2016 irá abalar a qualidade da competição.

"É óbvio que a ausência de competidores russos - líderes em muitas disciplinas - baixa a fasquia e reduz a intensidade da competição e isso em relação aos eventos que se aproximam", referiu o governante à equipa olímpica russa.

Putin, que falou numa receção no Kremlin a atletas, entre os quais os suspensos Yelena Isinbayeva e Sergey Shubenkov salientou que as outras pessoas do desporto têm a noção de que "a qualidade das suas medalhas será diferente".

O presidente russo lamentou a exclusão de alguns atletas russos do Rio 2016, na sequência do escândalo de doping que afetou o desporto do país, e após um relatório ter denunciado a conivência estatal na manipulação de resultados de 'doping'.

"A situação atual não só vai para lá da esfera legal, ultrapassa o senso comum", disse Putin.

Mais de 100 atletas russos -- incluindo toda a equipa de atletismo, com exceção de Darya Klishina -- falharão os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que se disputam de 05 a 21 de agosto.

O Comité Olímpico Internacional (COI) deixou domingo, nas mãos de cada federação, a decisão em relação à possibilidade dos atletas competirem, com a IAAF a excluir todos menos Klishina, radicada nos Estados Unidos, enquanto outras têm indicado nomes.

Desde domingo aos 67 da equipa de atletismo juntaram-se mais 41 excluídos por outras federações.


Lusa

  • Comité russo admite que há atletas a violar as leis do doping
    1:27

    Rio 2016

    O Comité Olímpico da Rússia assumiu que há atletas que estão a violar as leis do doping. Dos 387 inicialmente apurados apenas 300 estão autorizados a participar nos Jogos, podendo este número diminuir. O Comité Olímpico Internacional deixou a decisão nas mãos das várias federações internacionais e, para já, só a federação internacional de Judo autorizou os russos a participar nos Jogos Olímpicos.

  • Putin admite que não vai à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos
    2:15

    Rio 2016

    O Kremlin reagiu esta segunda-feira à decisão do Comité Olímpico Internacional de não excluir toda a comitiva olímpica. Vladimir Putin considera que se está a criar uma ideia injusta sobre a Rússia. O presidente fez saber que não vai à cerimónia de abertura, mesmo que participem atletas russos. A decisão está nas mãos de cada uma das federações.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21