sicnot

Perfil

Rio 2016

Putin diz que ausência de russos no Rio 2016 retira valor às medalhas

© Maxim Shemetov / Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, considerou hoje que a ausência de algumas das estrelas do desporto russo nos Jogos Olímpicos Rio 2016 irá abalar a qualidade da competição.

"É óbvio que a ausência de competidores russos - líderes em muitas disciplinas - baixa a fasquia e reduz a intensidade da competição e isso em relação aos eventos que se aproximam", referiu o governante à equipa olímpica russa.

Putin, que falou numa receção no Kremlin a atletas, entre os quais os suspensos Yelena Isinbayeva e Sergey Shubenkov salientou que as outras pessoas do desporto têm a noção de que "a qualidade das suas medalhas será diferente".

O presidente russo lamentou a exclusão de alguns atletas russos do Rio 2016, na sequência do escândalo de doping que afetou o desporto do país, e após um relatório ter denunciado a conivência estatal na manipulação de resultados de 'doping'.

"A situação atual não só vai para lá da esfera legal, ultrapassa o senso comum", disse Putin.

Mais de 100 atletas russos -- incluindo toda a equipa de atletismo, com exceção de Darya Klishina -- falharão os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que se disputam de 05 a 21 de agosto.

O Comité Olímpico Internacional (COI) deixou domingo, nas mãos de cada federação, a decisão em relação à possibilidade dos atletas competirem, com a IAAF a excluir todos menos Klishina, radicada nos Estados Unidos, enquanto outras têm indicado nomes.

Desde domingo aos 67 da equipa de atletismo juntaram-se mais 41 excluídos por outras federações.


Lusa

  • Comité russo admite que há atletas a violar as leis do doping
    1:27

    Rio 2016

    O Comité Olímpico da Rússia assumiu que há atletas que estão a violar as leis do doping. Dos 387 inicialmente apurados apenas 300 estão autorizados a participar nos Jogos, podendo este número diminuir. O Comité Olímpico Internacional deixou a decisão nas mãos das várias federações internacionais e, para já, só a federação internacional de Judo autorizou os russos a participar nos Jogos Olímpicos.

  • Putin admite que não vai à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos
    2:15

    Rio 2016

    O Kremlin reagiu esta segunda-feira à decisão do Comité Olímpico Internacional de não excluir toda a comitiva olímpica. Vladimir Putin considera que se está a criar uma ideia injusta sobre a Rússia. O presidente fez saber que não vai à cerimónia de abertura, mesmo que participem atletas russos. A decisão está nas mãos de cada uma das federações.

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.