sicnot

Perfil

Rio 2016

ONU apela a uma trégua nos conflitos durante olimpíadas

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, apela a uma trégua olímpica em todo o mundo durante a celebração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

"Apesar de esta visão parecer impossível, de tão ambiciosa, o espírito desportivo interpela-nos para estarmos à altura do desafio", disse, em comunicado, recordando que o ideal dos Jogos Olímpicos é transcender os limites do possível.

Neste sentido, Ban Ki-Moon apela "às partes beligerantes a empenharem-se para silenciar as armas nos campos de batalha da mesma forma que os desportistas o fazem para conquistar medalhas".

O responsável máximo das Nações Unidas sublinhou que uma pausa nos combates "evidenciaria os valores que os Jogos visam promover: o respeito, a amizade, a solidariedade e a igualdade".

Acentuando a circunstância de os Jogos se realizarem pela primeira vez na América Latina, Ban Ki-Moon defendeu a necessidade de fazer mais para responder às causas dos conflitos armados e das migrações forçadas de pessoas.

"Que a serenidade da Chama Olímpica silencie o som dos disparos", reclamou.

O Rio de Janeiro acolhe os Jogos Olímpicos de 5 a 21 de agosto e os Jogos Paralímpicos de 7 a 18 de setembro.

Lusa

  • Hoje é notícia

    País

    O Parlamento debate o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas do Governo e recomendações de PSD, BE, CDS-PP e PCP sobre o documento, com objetivos diferentes e que apenas serão votadas na quinta-feira. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil reúne-se, em Lisboa, com vários Sindicatos Europeus de Tripulantes de Cabine da Ryanair, para debater a atual situação da transportadora. Liverpool e Roma jogam para a final da Liga dos Campeões de futebol

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Atravessar passadeira com sinal vermelho dá direito a molha na China
    0:56