sicnot

Perfil

Rio 2016

Comité Olímpico cria painel para efetuar avaliação final dos atletas russos

O Comité Olímpico Internacional (COI) delegou este sábado a três membros da sua comissão executiva a seleção final dos atletas russos que serão admitidos nos Jogos Olímpicos Rio2016, revelou um porta-voz do COI:

"A comissão executiva do COI decidiu delegar a um grupo de três dos seus membros a decisão final em relação aos atletas russos", anunciou Mark Adams, porta-voz do COI, acrescentando que a lista dos desportistas russos admitidos deverá ser revelada "antes do início dos Jogos, antes de sexta-feira".

O grupo será composto pelo turco Ugur Erdener, presidente da Federação Internacional de Tiro com Arco e médico de profissão, pela alemã Claudia Bokel, antiga praticante de esgrima, e pelo espanhol Juan-Antonio Samaranch, filho do antigo presidente do COI, com o mesmo nome.

"Este painel vai analisar cada atleta individualmente para verificar se (a sua participação) está conforme para o COI", adiantou Mark Adams.

A lista de atletas admitidos aos Jogos submetida por cada federação internacional "vai ser estudada por um juiz do Tribunal Arbitral do Desporto, para o painel então aceitar ou rejeitar depois essas propostas", revelou ainda Adams.

"Estamos com um calendário muito apertado. Este trabalho tem que ser concluído antes da abertura dos Jogos (05 de agosto)", precisou.

A decisão surgiu após uma reunião da comissão executiva do COI, estando prevista uma conferência de imprensa do presidente do COI, Thomas Bach, após o seu final.

A questão da participação dos atletas russos constitui a prioridade principal do COI para estes Jogos, tendo o organismo fixado critérios precisos para a participação dos mesmos após a publicação do Relatório McLaren, que dava conta de um sistema de doping implementado na Rússia.

De momento, a delegação russa, inialmente prevista ser de 387 atletas, reduziu-se substancialmente, tendo o ministro dos Desportos russo, Vitaly Mutko, revelado na manhã de sábado que o país deverá participar em 29 das 34 disciplinas previstas inicialmente, com 266 pessoas.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Vulcão Etna em erupção
    1:34
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.