sicnot

Perfil

Rio 2016

Marcelo de visita ao Brasil durante os Olímpicos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia na quarta-feira uma visita de seis dias ao Brasil, onde irá assistir à abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, deslocando-se também a São Paulo e ao Recife.

Marcelo Rebelo de Sousa vai estar no Rio de Janeiro com os atletas olímpicos portugueses, assistindo ao jogo de futebol Portugal-Argentina e à cerimónia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos. Encontrar-se-á com empresários portugueses e brasileiros e vai visitar o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.

Em São Paulo, a capital económica e financeira do Brasil, o Chefe de Estado estará presente na inauguração de uma exposição sobre Amália Rodrigues, designada "Saudades do Brasil em Portugal".

No Recife, no Estado do Pernambuco, Marcelo Rebelo de Sousa visitará o Real Hospital Português de Beneficência, distinguindo o seu provedor, Alberto Ferreira da Costa, com as insígnias de grande-oficial de mérito.

No primeiro dia de visita, na quarta-feira, no Rio de Janeiro, o Presidente embarca no Navio-escola Sagres, onde entrega a bandeira nacional ao atleta João Rodrigues, porta-estandarte de Portugal nos Jogos Olímpicos.

No final do dia, recebe a comunidade portuguesa residente no Rio de Janeiro, no Palácio de São Clemente, a residência oficial do Cônsul-Geral no Rio de Janeiro.

Na quinta-feira, Marcelo volta a embarcar no Sagres para uma receção com atletas da equipa olímpica portuguesa, depois de assistir ao jogo de futebol Portugal-Argentina, e de uma manhã dedicada aos museus, em que se desloca ao Museu de Arte do Rio e ao Museu do Amanhã.

Na sexta-feira, o Chefe de Estado assiste à cerimónia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos e oferece um almoço a empresários portugueses e brasileiros e membros da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, no Palácio de São Clemente.

No sábado, em São Paulo, Marcelo Rebelo de Sousa receberá a comunidade portuguesa residente naquela cidade brasileira, e inaugurará a exposição sobre Amália Rodrigues no Consulado-Geral de Portugal.

No domingo, o programa inclui uma visita à Casa de Portugal e a deposição de uma coroa de flores no Monumento aos Fundadores de São Paulo.

A viagem de Marcelo Rebelo de Sousa ao Brasil é concluída na segunda-feira, dia 8 de janeiro, com uma deslocação à cidade do Recife, no Estado do Pernambuco, onde visita o Real Hospital Português de Beneficência, condecorando o seu provedor.

Com Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.