Os 29 atletas portugueses que vão participar nos Jogos Paralímpicos
01.08.2016 17h29
Portugal vai ter no Rio de Janeiro a segunda comitiva mais pequena de sempre em Jogos Paralímpicos, mas estará representado em sete modalidades e estrear-se em duas: o judo e o tiro. Entretanto foi acrescentada uma vaga e a atleta Graça Fernandes vai competir em atletismo.
A lista dos 28 atletas paralímpicos portugueses que vão estar presentes nos Jogos Rio 2016 ficou completa hoje depois da Federação Portuguesa de Atletismo ter divulgado os nove representantes lusos nas competições de atletismo.
Em relação à última edição, Portugal perdeu dois atletas, descendo para 28, mas subiu de cinco para sete modalidades.
Naquela que será a nona presença consecutiva em Jogos Paralímpicos, Portugal leva na comitiva os quatro atletas que conquistaram medalhas há quatro anos: Lenine Cunha, Armando Costa, Luís Silva e José Carlos Macedo.
O atletismo foi a modalidade que perdeu mais representantes, descendo de 15 para nove atletas, mas apresenta cinco estreantes: Ana Filipe, Carolina Duarte, Cristiano Pereira, Hélder Mestre e Manuel Mendes.
Na lista figuram também Lenine Cunha, medalha de bronze no salto em comprimento em Londres 2012, Jorge Pina, Inês Fernandes, e o regressado Luís Gonçalves.
Há quatro anos, Luís Gonçalves falhou os Paralímpicos por estar a cumprir uma suspensão por doping, tendo ficado impedido de defender a medalha de prata conseguida nos 400 metros T12 (deficiência intelectual) em Pequim.
No boccia, Portugal subiu de nove para 10 representantes, entre os quais figuram os três que conseguiram medalhas em Londres: Armando Costa, José Carlos Macedo e Luís Silva.
Na última edição dos Jogos Paralímpicos, os três atletas conquistaram a medalha de prata na prova de pares BC3, e José Carlos Macedo alcançou o bronze na prova individual de BC3.
Na natação, Portugal continuará a ter quatro atletas, todos já com experiência em Jogos Paralímpicos: David Grachat, Joana Calado, Nélson Lopes e Simone Fragoso.
Joana Calado é a única que não marcou presença nos Jogos Londres2012, depois de se ter estreado em competições paralímpicas há oito anos, em Pequim, com apenas 16 anos.
No ciclismo, Portugal vai estar representado por Luís Costa e Telmo Pinão, enquanto Ana Mota Veiga será cavaleira lusa nas competições de equitação.
Nas modalidades nas quais Portugal se estreia, Adelino Rocha será o representante no tiro, e Miguel Vieira no judo.
Portugal vai apresentar nos Jogos Paralímpicos Rio2016, que decorrem de 7 a 18 de setembro, a segunda mais pequena comitva de sempre, depois da que representou o país nos Jogos Seul1988.
Na Coreia do Sul, Portugal esteve representado por apenas 13 atletas, nas modalidades de atletismo e boccia, que conquistaram um total de 14 medalhas.
- Atletismo: Ana Filipe, Carolina Duarte, Cristiano Pereira, Hélder Mestre, Inês Fernandes, Jorge Pina, Lenine Cunha, Luís Gonçalves, Manuel Mendes e Graça Fernandes.
- Boccia: António Marques, Abílio Valente, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira, Armando Costa, José Macedo, Luís Silva, Carla Oliveira, Domingos Vieira e Pedro da Clara.
- Ciclismo: Telmo Pinão e Luís Costa.
- Equitação: Ana Mota Veiga.
- Judo: Miguel Vieira.
- Natação: David Grachat, Joana Calado, Nélson Lopes e Simone Fragoso.
- Tiro: Adelino Rocha.
Com Lusa
Relacionados
- 2:30
Comitiva olímpica já partiu para o Brasil
A comitiva olímpica portuguesa já partiu para o Brasil, onde Portugal vai ser representado por 92 atletas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Não prometem medalhas. Contudo, garantem que querem chegar o mais alto possível no pódio.
-
Marcelo de visita ao Brasil durante os Olímpicos
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia na quarta-feira uma visita de seis dias ao Brasil, onde irá assistir à abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, deslocando-se também a São Paulo e ao Recife.
-
Espaço aéreo condicionado durante os Jogos Olímpicos
O Brasil vai condicional grande parte do espaço aéreo do Rio de Janeiro entre 24 de julho e 22 de agosto e entre 07 e 19 de setembro para garantir a segurança durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
-
Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 chamam-se Vinicius e Tom
As mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, vão chamar-se Vinicius e Tom, respetivamente, em homenagem a dois grandes nomes da música popular brasileira, Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
Na Homepage
- 2:26
Conselho de Procriação Medicamente Assistida faz duras críticas ao veto do Tribunal Constitucional
O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida diz que a decisão do Tribunal Constitucional sobre as barrigas de aluguer prejudica famílias e vai afastar os dadores. Já os juízes argumentam que é preciso esclarecer normas fundamentais.
26.04.2018 às 15h08
-
- 0:47
Bloco apresenta quatro projetos de lei para proteger inquilinos mais frágeis
26.04.2018 às 13h55
-
Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros
Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.
26.04.2018 às 15h42
- 1:40
"Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
26.04.2018 às 13h37
-
- 1:28
Governo oferece férias aos portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos
26.04.2018 às 13h24
- 0:52
- 3:03
Manifestações de apoio aos pais de Alfie impedidos de o levar para Itália
A justiça britânica rejeitou um novo recurso dos pais do bebé Alfie, que está em estado semivegetativo. O objetivo era levar o menino para Itália, para ser assistido numa unidade pediátrica no Vaticano. Os pais não querem que as máquinas sejam desligadas, mas os médicos defendem que os tratamentos são inúteis.
26.04.2018 às 15h12
-
BCE deixa taxas de juro inalteradas e mantém programa de compra de ativos
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas e manter o programa de compra de ativos a um ritmo de 30 mil milhões de euros mensais até finais de setembro.
26.04.2018 às 13h26