sicnot

Perfil

Rio 2016

Brasil quer receber lista de passageiros que entram no país 72 horas antes

© Ricardo Moraes / Reuters

A Polícia Federal do Brasil quer receber com 72 horas de antecedência a lista de passageiros que embarcam no estrangeiro com destino ao país, disse na segunda-feira uma fonte policial.

Durante a inauguração do centro internacional de cooperação policial, que funcionará durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, o chefe da Interpol no Brasil e delegado da Polícia Federal, Valdecyr Urquiza Júnior, citado pelo jornal Folha de São Paulo, disse que o procedimento deve entrar em vigor "no curso dos Jogos".

Os nomes dos passageiros serão cruzados com uma lista internacional de 3.000 suspeitos de terrorismo e outros 44 mil de crimes de outra natureza.

Atualmente, os nomes dos passageiros são enviados ao Brasil a partir do momento em que o avião inicia os procedimentos de descolagem.

Agentes de segurança estrangeiros irão participar no sistema, verificando nomes de compatriotas diretamente nas listas de dados dos seus países de origem.

Na inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), em Brasília, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, destacaram que o sistema de cooperação internacional para os Jogos é o maior da história do país e da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).

Leandro Daiello referiu que um sistema semelhante já foi utilizado para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014, no Rio de Janeiro, quando "a segurança foi reconhecida como um dos pontos mais importantes" da competição.

Segundo o chefe da Interpol no Brasil, a Polícia Federal também utiliza um sistema de reconhecimento facial e as imagens são recolhidas em diversos pontos de circulação, como aeroportos ou arenas desportivas.

O ministro da Justiça acrescentou que foi ainda acionado um novo sistema de recolha e verificação de impressões digitais de todos os passageiros que desembarcam no Brasil.

"Fizemos a lição de casa. Tudo de mais moderno, tudo que há de integração com outros país, informação e inteligência, nós temos no Brasil. Então, nós estamos preparados para qualquer eventualidade", realçou o governante.

Um outro CCPI deverá ser inaugurado hoje no Rio de Janeiro.

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos decorrem de sexta-feira a 18 de setembro.

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    País

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.