sicnot

Perfil

Rio 2016

"Estar na Aldeia Olímpica é uma experiência única"

O treinador da seleção olímpica portuguesa de futebol afirmou esta terça-feira que estar na Aldeia Olímpica do Rio2016 é uma "experiência única", apesar de alterar algumas rotinas na formação das 'quinas'.

"É uma experiência única", afirmou, em conferência de imprensa, no Estádio Olímpico, Rui Jorge, que, como jogador, ficou fora desse espaço há 20 anos, quando representou a formação das 'quinas' nos Jogos Olímpicos Atlanta96.

Segundo Rui Jorge, "é interessante viver num ambiente desportivo com grandes ícones do desporto", que vão encontrando, como "(Novak) Djokokic, (Rafael) Nadal ou (Pau) Gasol", só para "referir os mais conhecidos".

"São muitos atletas e todos fizeram algo de valioso, de excecional, para estar aqui", disse, acrescentando: "De facto, é uma experiência diferente estar na Aldeia Olímpica, mas nós adaptamo-nos".

"Esta equipa gosta disso, de se adaptar. Não necessitamos de luxo e conseguimos conviver numa Aldeia Olímpica", prosseguiu o técnico português.

Rui Jorge reconheceu, porém, que estar junto com os outros atletas "altera algumas rotinas".

"Não é um hotel, em que temos as nossas horas, em que tudo é marcado por nós, mas, com organização, conseguimos adaptar-nos", finalizou Rui Jorge.

A seleção olímpica de futebol de Portugal estreia-se no Rio2016 na quinta-feira, frente à Argentina, num embate marcado para as 18:00 locais (22:00 em Lisboa), no Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro.

Lusa

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC