sicnot

Perfil

Rio 2016

"Messi é o melhor, mas Cristiano está perto"

Julio Olarticoechea, selecionador da equipa de futebol olímpica da Argentina

© Marcos Brindicci / Reuters

O selecionador da equipa de futebol olímpica da Argentina, Julio Olarticoechea, elegeu o compatriota Lionel Messi como o melhor do Mundo, mas reconheceu que o português Cristiano Ronaldo está perto.

Confrontado com a ausência das grandes figuras das duas seleções, dos dois jogadores que têm monopolizado o futebol na última década, Olarticoechea nivelou-os, mas optou logo de seguida pelo 10 argentino.

"Messi e Cristiano são os melhores... Messi é o melhor, mas Cristiano está perto", disse o campeão mundial de 1986, então ao lado de aquele que muitos é o melhor jogador da história do futebol, Diego Armando Maradona.

Os dois melhores jogadores da atualidade não estão no Rio 2016, mas já estiveram nos Jogos Olímpicos: Lionel Messi foi campeão olímpico em 2008 e Cristiano Ronaldo pertenceu à equipa lusa que caiu na fase de grupos em 2004.

Ao contrário da Argentina, campeã olímpica no futebol em 2004 e 2008 e ainda prata em 1928 e 1996, e do campeão europeu Portugal, o anfitrião Brasil conta com a sua maior estrela, o avançado catalão Neymar.

"Fortalece a equipa brasileira e é muito bom para os adeptos", disse Olarticoechea, em conferência de imprensa, no Engenhão.

Mesmo sem Lionel Messi, de um lado, e Cristiano Ronaldo, do outro, será um Portugal-Argentina "atrativo de ver", um encontro "muito dinâmico, um grande jogo".

"É um privilégio (o futebol começar antes da Cerimónia de Abertura). O Mundo vai estar pendente do jogo, sobretudo a Argentina, que é um país futeboleiro. É uma experiência maravilhosa estar nos Jogos Olímpicos", disse.

O encontro entre Portugal e a Argentina, do Grupo D do torneio olímpico de futebol, realiza-se quinta-feira, pelas 18:00 locais (22:00 em Lisboa), no Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.