sicnot

Perfil

Rio 2016

"Messi é o melhor, mas Cristiano está perto"

Julio Olarticoechea, selecionador da equipa de futebol olímpica da Argentina

© Marcos Brindicci / Reuters

O selecionador da equipa de futebol olímpica da Argentina, Julio Olarticoechea, elegeu o compatriota Lionel Messi como o melhor do Mundo, mas reconheceu que o português Cristiano Ronaldo está perto.

Confrontado com a ausência das grandes figuras das duas seleções, dos dois jogadores que têm monopolizado o futebol na última década, Olarticoechea nivelou-os, mas optou logo de seguida pelo 10 argentino.

"Messi e Cristiano são os melhores... Messi é o melhor, mas Cristiano está perto", disse o campeão mundial de 1986, então ao lado de aquele que muitos é o melhor jogador da história do futebol, Diego Armando Maradona.

Os dois melhores jogadores da atualidade não estão no Rio 2016, mas já estiveram nos Jogos Olímpicos: Lionel Messi foi campeão olímpico em 2008 e Cristiano Ronaldo pertenceu à equipa lusa que caiu na fase de grupos em 2004.

Ao contrário da Argentina, campeã olímpica no futebol em 2004 e 2008 e ainda prata em 1928 e 1996, e do campeão europeu Portugal, o anfitrião Brasil conta com a sua maior estrela, o avançado catalão Neymar.

"Fortalece a equipa brasileira e é muito bom para os adeptos", disse Olarticoechea, em conferência de imprensa, no Engenhão.

Mesmo sem Lionel Messi, de um lado, e Cristiano Ronaldo, do outro, será um Portugal-Argentina "atrativo de ver", um encontro "muito dinâmico, um grande jogo".

"É um privilégio (o futebol começar antes da Cerimónia de Abertura). O Mundo vai estar pendente do jogo, sobretudo a Argentina, que é um país futeboleiro. É uma experiência maravilhosa estar nos Jogos Olímpicos", disse.

O encontro entre Portugal e a Argentina, do Grupo D do torneio olímpico de futebol, realiza-se quinta-feira, pelas 18:00 locais (22:00 em Lisboa), no Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.