sicnot

Perfil

Rio 2016

"Messi é o melhor, mas Cristiano está perto"

Julio Olarticoechea, selecionador da equipa de futebol olímpica da Argentina

© Marcos Brindicci / Reuters

O selecionador da equipa de futebol olímpica da Argentina, Julio Olarticoechea, elegeu o compatriota Lionel Messi como o melhor do Mundo, mas reconheceu que o português Cristiano Ronaldo está perto.

Confrontado com a ausência das grandes figuras das duas seleções, dos dois jogadores que têm monopolizado o futebol na última década, Olarticoechea nivelou-os, mas optou logo de seguida pelo 10 argentino.

"Messi e Cristiano são os melhores... Messi é o melhor, mas Cristiano está perto", disse o campeão mundial de 1986, então ao lado de aquele que muitos é o melhor jogador da história do futebol, Diego Armando Maradona.

Os dois melhores jogadores da atualidade não estão no Rio 2016, mas já estiveram nos Jogos Olímpicos: Lionel Messi foi campeão olímpico em 2008 e Cristiano Ronaldo pertenceu à equipa lusa que caiu na fase de grupos em 2004.

Ao contrário da Argentina, campeã olímpica no futebol em 2004 e 2008 e ainda prata em 1928 e 1996, e do campeão europeu Portugal, o anfitrião Brasil conta com a sua maior estrela, o avançado catalão Neymar.

"Fortalece a equipa brasileira e é muito bom para os adeptos", disse Olarticoechea, em conferência de imprensa, no Engenhão.

Mesmo sem Lionel Messi, de um lado, e Cristiano Ronaldo, do outro, será um Portugal-Argentina "atrativo de ver", um encontro "muito dinâmico, um grande jogo".

"É um privilégio (o futebol começar antes da Cerimónia de Abertura). O Mundo vai estar pendente do jogo, sobretudo a Argentina, que é um país futeboleiro. É uma experiência maravilhosa estar nos Jogos Olímpicos", disse.

O encontro entre Portugal e a Argentina, do Grupo D do torneio olímpico de futebol, realiza-se quinta-feira, pelas 18:00 locais (22:00 em Lisboa), no Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Vulcão Etna em erupção
    1:34
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.