sicnot

Perfil

Rio 2016

Rui Jorge garante jogadores preparados e a quererem juntar-se a Ronaldo

O selecionador olímpico de Portugal, Rui Jorge, garantiu que os futebolistas estão preparados para a estreia nos Jogos Rio2016 e que sabem que este é um momento que têm de aproveitar para chegar à seleção "AA".

Na conferência de imprensa de antevisão do encontro de quinta-feira com a Argentina, Rui Jorge foi questionado sobre a rivalidade entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, considerando que o 'capitão' da seleção lusa "é, com certeza, um ídolo para muitos" dos jogadores que convocou.

"O que mais ambicionam é partilhar o balneário com ele (Ronaldo) e sabem que é um momento que devem aproveitar para mostrar vontade de estar junto com ele", disse.

Dizendo que em Portugal se aprendeu a admirar os futebolistas argentinos, pela sua "qualidade técnica e agressividade", Rui Jorge garantiu que já esqueceu os 57 jogadores a quem telefonou para conseguir reduzir a lista a 19 (o guarda-redes João Virgínia está como reserva).

"Já há algum tempo que tenho apenas 19 jogadores, todos os outros números fazem parte do passado. Foram estes 19 jogadores que mereceram a nossa atenção, para os aperfeiçoarmos o melhor possível para o jogo com a Argentina e o resto do torneio. Acho que estamos organizados", afirmou.

Rui Jorge assegurou que a equipa está preparada para a partida no Estádio Olímpico, embora reconheça que este "é um torneio difícil", por a maior parte dos jogadores estarem no início da temporada e por os jogos serem de três em três dias.

"Será difícil para todos, mas estamos preparados. Os jogadores têm trabalhado com grande empenho e vontade de dar uma boa imagem de Portugal", assegurou.

O facto de Portugal ter sido campeão europeu não traz mais pressão, que "é inerente" e que já vem de trás, graças a jogadores como Luís Figo ou Ronaldo, garantindo que a equipa pode "viver bem com ela", que "existe sempre".

"É bom que Portugal seja uma equipa respeitada em todo o mundo. Esta vitória faz com que isso seja mais notado. Nos últimos anos, nunca olharam para Portugal com menosprezo", disse.

O treinador espera "uma Argentina forte, como habitualmente", destacando os jogadores José Luis Gómez, Maurício Martinez, Angel Correa e Jonathan Calleri.

Rui Jorge adiantou ainda que o defesa Tiago Ilori e o avançado Gonçalo Paciência continuam em dúvida para o encontro da primeira jornada do Grupo D do torneio olímpico de futebol, que se realiza na quinta-feira, pelas 18:00 locais (22:00 em Lisboa), no Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro.

Lusa

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC