sicnot

Perfil

Rio 2016

Rui Jorge garante jogadores preparados e a quererem juntar-se a Ronaldo

O selecionador olímpico de Portugal, Rui Jorge, garantiu que os futebolistas estão preparados para a estreia nos Jogos Rio2016 e que sabem que este é um momento que têm de aproveitar para chegar à seleção "AA".

Na conferência de imprensa de antevisão do encontro de quinta-feira com a Argentina, Rui Jorge foi questionado sobre a rivalidade entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, considerando que o 'capitão' da seleção lusa "é, com certeza, um ídolo para muitos" dos jogadores que convocou.

"O que mais ambicionam é partilhar o balneário com ele (Ronaldo) e sabem que é um momento que devem aproveitar para mostrar vontade de estar junto com ele", disse.

Dizendo que em Portugal se aprendeu a admirar os futebolistas argentinos, pela sua "qualidade técnica e agressividade", Rui Jorge garantiu que já esqueceu os 57 jogadores a quem telefonou para conseguir reduzir a lista a 19 (o guarda-redes João Virgínia está como reserva).

"Já há algum tempo que tenho apenas 19 jogadores, todos os outros números fazem parte do passado. Foram estes 19 jogadores que mereceram a nossa atenção, para os aperfeiçoarmos o melhor possível para o jogo com a Argentina e o resto do torneio. Acho que estamos organizados", afirmou.

Rui Jorge assegurou que a equipa está preparada para a partida no Estádio Olímpico, embora reconheça que este "é um torneio difícil", por a maior parte dos jogadores estarem no início da temporada e por os jogos serem de três em três dias.

"Será difícil para todos, mas estamos preparados. Os jogadores têm trabalhado com grande empenho e vontade de dar uma boa imagem de Portugal", assegurou.

O facto de Portugal ter sido campeão europeu não traz mais pressão, que "é inerente" e que já vem de trás, graças a jogadores como Luís Figo ou Ronaldo, garantindo que a equipa pode "viver bem com ela", que "existe sempre".

"É bom que Portugal seja uma equipa respeitada em todo o mundo. Esta vitória faz com que isso seja mais notado. Nos últimos anos, nunca olharam para Portugal com menosprezo", disse.

O treinador espera "uma Argentina forte, como habitualmente", destacando os jogadores José Luis Gómez, Maurício Martinez, Angel Correa e Jonathan Calleri.

Rui Jorge adiantou ainda que o defesa Tiago Ilori e o avançado Gonçalo Paciência continuam em dúvida para o encontro da primeira jornada do Grupo D do torneio olímpico de futebol, que se realiza na quinta-feira, pelas 18:00 locais (22:00 em Lisboa), no Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.