sicnot

Perfil

Rio 2016

Comité Olímpico admite cinco novos desportos olímpicos para Tóquio 2020

O Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou esta quarta-feira cinco novas modalidades olímpicas, que deverão estrear-se nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020: surf, escalada, karaté, skate e baseball/softball.

O alargamento de 28 para 33 do número de modalidades olímpicas mereceu o voto unânime dos 85 membros do COI, reunidos no Rio de Janeiro.

"É um momento chave na modernização do programa olímpico", felicitou-se Thomas Bach, presidente do COI.

A lista de novas modalidades (de que chegou a fazer parte o squash, o bowling e o wushu, uma arte marcial chinesa) tinha sido submetida à consideração do COI pelo comité de organização das olimpíadas de Tóquio.

De acordo com o COI, as cinco novas modalidades representam "uma combinação de desportos bem estabelecidos e emergentes, com uma enorme popularidade no Japão e noutros países" e com "uma forte capacidade de atração entre os jovens".

De acordo com as estimativas da organização dos Jogos de Tóquio2020, a inclusão das cinco novas modalidades trará 474 atletas e 18 provas suplementares.

Aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com início na sexta-feira, foram acrescentadas duas modalidades, o golfe e o râguebi de sete.

O país anfitrião dos Jogos Olímpicos de 2024, que não está ainda definido, tem a possibilidade de acrescentar outros desportos ao elenco.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.