sicnot

Perfil

Rio 2016

Arranque do futebol no dia em que a bandeira portuguesa é hasteada na Aldeia Olímpica

© Pilar Olivares / Reuters

A bandeira de Portugal será hoje hasteada na Aldeia Olímpica do Rio 2016, no mesmo dia em que a seleção de futebol marcará a estreia desportivas das cores lusas nos Jogos da XXXI Olimpíada.

Numa cerimónia marcada para as 9:30 (13:30 em Portugal continental), a bandeira portuguesa será içada na zona internacional da Aldeia Olímpica, num evento em que deverão estar grande parte dos atletas portugueses que já chegaram ao Rio de Janeiro.

Mais tarde, às 18:00 (22:00), a seleção olímpica de futebol regressa aos Jogos Olímpicos 12 anos depois da última presença, defrontando a Argentina no encontro da primeira jornada do Grupo D.

Depois de grandes dificuldades para construir a equipa que levou ao Rio de Janeiro, com muitas recusas de jogadores e clubes, Rui Jorge terá ainda algumas dores de cabeças para escolher o 'onze', uma vez que Salvador Agra, Carlos Mané e Gonçalo Paciência tiveram problemas físicos durante a semana.

No Engenhão, como é conhecido o Estádio Olímpico, Portugal vai encontrar a campeã olímpica de 2004 e 2008, que venceu os 12 últimos encontros que disputou em Jogos - não esteve em Londres 2012.

O guatemalteco Walter Lopez será o árbitro da partida e terá como assistentes o costarriquenho Leonel Leal (Costa Rica) e o compatriota Gerson Lopez, enquanto o neozelandês Matt Conger será o quarto árbitro.

Lusa

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".