sicnot

Perfil

Rio 2016

Arranque do futebol no dia em que a bandeira portuguesa é hasteada na Aldeia Olímpica

© Pilar Olivares / Reuters

A bandeira de Portugal será hoje hasteada na Aldeia Olímpica do Rio 2016, no mesmo dia em que a seleção de futebol marcará a estreia desportivas das cores lusas nos Jogos da XXXI Olimpíada.

Numa cerimónia marcada para as 9:30 (13:30 em Portugal continental), a bandeira portuguesa será içada na zona internacional da Aldeia Olímpica, num evento em que deverão estar grande parte dos atletas portugueses que já chegaram ao Rio de Janeiro.

Mais tarde, às 18:00 (22:00), a seleção olímpica de futebol regressa aos Jogos Olímpicos 12 anos depois da última presença, defrontando a Argentina no encontro da primeira jornada do Grupo D.

Depois de grandes dificuldades para construir a equipa que levou ao Rio de Janeiro, com muitas recusas de jogadores e clubes, Rui Jorge terá ainda algumas dores de cabeças para escolher o 'onze', uma vez que Salvador Agra, Carlos Mané e Gonçalo Paciência tiveram problemas físicos durante a semana.

No Engenhão, como é conhecido o Estádio Olímpico, Portugal vai encontrar a campeã olímpica de 2004 e 2008, que venceu os 12 últimos encontros que disputou em Jogos - não esteve em Londres 2012.

O guatemalteco Walter Lopez será o árbitro da partida e terá como assistentes o costarriquenho Leonel Leal (Costa Rica) e o compatriota Gerson Lopez, enquanto o neozelandês Matt Conger será o quarto árbitro.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07