sicnot

Perfil

Rio 2016

Arranque do futebol no dia em que a bandeira portuguesa é hasteada na Aldeia Olímpica

© Pilar Olivares / Reuters

A bandeira de Portugal será hoje hasteada na Aldeia Olímpica do Rio 2016, no mesmo dia em que a seleção de futebol marcará a estreia desportivas das cores lusas nos Jogos da XXXI Olimpíada.

Numa cerimónia marcada para as 9:30 (13:30 em Portugal continental), a bandeira portuguesa será içada na zona internacional da Aldeia Olímpica, num evento em que deverão estar grande parte dos atletas portugueses que já chegaram ao Rio de Janeiro.

Mais tarde, às 18:00 (22:00), a seleção olímpica de futebol regressa aos Jogos Olímpicos 12 anos depois da última presença, defrontando a Argentina no encontro da primeira jornada do Grupo D.

Depois de grandes dificuldades para construir a equipa que levou ao Rio de Janeiro, com muitas recusas de jogadores e clubes, Rui Jorge terá ainda algumas dores de cabeças para escolher o 'onze', uma vez que Salvador Agra, Carlos Mané e Gonçalo Paciência tiveram problemas físicos durante a semana.

No Engenhão, como é conhecido o Estádio Olímpico, Portugal vai encontrar a campeã olímpica de 2004 e 2008, que venceu os 12 últimos encontros que disputou em Jogos - não esteve em Londres 2012.

O guatemalteco Walter Lopez será o árbitro da partida e terá como assistentes o costarriquenho Leonel Leal (Costa Rica) e o compatriota Gerson Lopez, enquanto o neozelandês Matt Conger será o quarto árbitro.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.