sicnot

Perfil

Rio 2016

Comité Olímpico confirma 271 desportistas russos nos Jogos Olímpicos

O Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou, na quinta-feira, que 271 desportistas russos, entre os 389 que formavam "a lista original", foram autorizados a competir nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

De acordo com o COI, todos os atletas passaram o último filtro para o cumprimento das normas antidopagem: o exame de um painel constituído pelo COI e formado pelos membros da sua comissão executiva Juan Antonio Samaranch, de Espanha, Ugur Erdener, da Turquia, e Claudia Bokel, da Alemanha.

O presidente do comité russo já tinha avançado, umas horas antes, que o COI tinha dado o aval a "uns 270 desportistas".

Em comunicado, o COI assegura que a medida foi baseada nas decisões das federações internacionais", que terão levado em conta "apenas os comntrolos internacionais completamente fiáveis e as especificidades e regras de cada desporto".

Depois da divulgação do Relatório McLaren, decidido pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), que revelou a 18 de julho passado que a Rússia tinha criado um processo de doping de Estado, o COI permitiu às federações internacionais que tivessem a possibilidade de examinar os desportistas russos, sendo que o painel do COI seria o último filtro.

Já tinham sido excluídos do Rio 2016 todos os desportistas do atletismo, exceto a saltadora em comprimento Daria Klishina, que se treina nos Estados Unidos, toda a equipa de halterofilismo, 17 remadores, seis ciclistas e cinco canoístas.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.