sicnot

Perfil

Rio 2016

Telma Monteiro vai defrontar a número um mundial

M\303\201RIO CRUZ

A judoca portuguesa Telma Monteiro, número oito mundial, poderá encontrar a mongol Sumiya Dorjsuren, líder do ranking, no seu segundo confronto na categoria -57kg nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Isenta da primeira ronda, a atleta do Benfica ainda espera pela adversária na segunda eliminatória, que sairá do confronto entre a russa Irina Zabludina, 23.ª do ranking, e a neozelandesa Darcina Manuel, 25.ª.

Um possível encontro com Dorjsuren dará acesso às meias-finais da categoria -57kg, que se disputa a 8 de agosto.

Na véspera, Joana Ramos, 17.ª da hierarquia, será das primeiras portuguesas a entrar em ação, frente a Antoinette Gasondo, do Burundi, que está na 152.ª posição do ranking, podendo depois defrontar a chinesa Yangnan Ma, nona.

No mesmo dia, nos -66kg, Sergiu Oleinic, que foi o mais "infeliz" do sorteio, vai defrontar na primeira ronda o ucraniano Georgi Zantaria, número cinco mundial.

Nos -81kg, a 09 de agosto, Nuno Saraiva, 40.º do mundo, vai defrontar o húngaro Miklos Ungvari, 19.º da hierarquia.

Célio Dias, 22.º nos -90kg, terá, em teoria, uma primeira ronda fácil, uma vez que defrontará Celtus Sossou Yovo, do Benim, que ocupa o 222.º lugar do 'ranking', mas poderá encontrar na ronda seguinte o sueco Marcus Nyman, quarto.

Nos -100kg, Jorge Fonseca também teve um sorteio favorável, uma vez que vai defrontar o afegão Mohamed Bakhshi, 226.º do mundo, antes de poder encontrar o quarto da hierarquia, o checo Lukas Rapalek.

Lusa

  • Marcelo e Costa unidos contra contagem do tempo integral de serviço
    2:45

    País

    Em menos de 24 horas, o Presidente da República e o primeiro-ministro deram publicamente sinais de que estão unidos contra a contagem de todo o tempo de serviço de professores e outros agentes do Estado para efeitos salariais. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa disseram que essa possibilidade é uma ilusão e que o país não tem condições para voltar aos níveis anteriores à crise.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.