sicnot

Perfil

Rio 2016

Judo português em estreia e futebol a caminho dos "quartos" nos Jogos Olímpicos

© Dylan Martinez / Reuters

Joana Ramos (-52kg) e Sergiu Oleinic (-66kg) são os primeiros judocas lusos a entrar em ação nos Jogos Olímpicos Rio2016, num dia em que o futebol pode assegurar o apuramento para os quartos de final.

Depois do triunfo por 2-0 face à Argentina, a formação comandada por Rui Jorge defronta, pelas 15:00 locais (19:00 em Lisboa), na despedida do Estádio Olímpico, as Honduras, que na primeira ronda do Grupo D bateram a Argélia por 3-2.

Na Arena Carioca, Joana Ramos, que cumpre a segunda participação olímpica, defronta Antoinette Gasongo, do Burundi, enquanto o estreante Sergiu Olinic mede forças a abrir com o ucraniano Georgii Zantaraia.

O segundo dia de competições abre com o ténis de mesa, com Fu Yu a tentar garantir, pelas 09:00 locais (13:00 em Lisboa), um lugar na terceira ronda de singulares femininos, o que a sua compatriota Shao Jieni falhou na véspera.

Na terceira ronda, está já Marcos Freitas, o mais cotado jogador luso no quadro de singulares masculinos e o primeiro a entrar em ação, pelas 21:00 (01:00 de segunda-feira em Lisboa), frente a adversário ainda por determinar.

Por seu lado, José Carvalho abre a canoagem lusa, com a presença nas eliminatórias de C1 na variante de slalom e o tenista João Sousa tentaa dar sequência ao bom desempenho de Gastão Elias, que sábado apurou-se para a terceira.

O embate do número 1 nacional defronta o holandês Robin Haase, com quem perdeu os dois anteriores confrontos, no segundo jogo do 'court' 5, que abre, pelas 11:00 locais (15:00 em Lisboa), com o confronto entre o espanhol Roberto Bautista Agut, 10.º cabeça de série, e o russo Andrey Kuznetsov.

Em ação vai estar também Filipa Martins, que, a partir das 20:30 locais (00:30 de segunda-feira em Lisboa), participa na qualificação da ginástica artística.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano