sicnot

Perfil

Rio 2016

Judo português em estreia e futebol a caminho dos "quartos" nos Jogos Olímpicos

© Dylan Martinez / Reuters

Joana Ramos (-52kg) e Sergiu Oleinic (-66kg) são os primeiros judocas lusos a entrar em ação nos Jogos Olímpicos Rio2016, num dia em que o futebol pode assegurar o apuramento para os quartos de final.

Depois do triunfo por 2-0 face à Argentina, a formação comandada por Rui Jorge defronta, pelas 15:00 locais (19:00 em Lisboa), na despedida do Estádio Olímpico, as Honduras, que na primeira ronda do Grupo D bateram a Argélia por 3-2.

Na Arena Carioca, Joana Ramos, que cumpre a segunda participação olímpica, defronta Antoinette Gasongo, do Burundi, enquanto o estreante Sergiu Olinic mede forças a abrir com o ucraniano Georgii Zantaraia.

O segundo dia de competições abre com o ténis de mesa, com Fu Yu a tentar garantir, pelas 09:00 locais (13:00 em Lisboa), um lugar na terceira ronda de singulares femininos, o que a sua compatriota Shao Jieni falhou na véspera.

Na terceira ronda, está já Marcos Freitas, o mais cotado jogador luso no quadro de singulares masculinos e o primeiro a entrar em ação, pelas 21:00 (01:00 de segunda-feira em Lisboa), frente a adversário ainda por determinar.

Por seu lado, José Carvalho abre a canoagem lusa, com a presença nas eliminatórias de C1 na variante de slalom e o tenista João Sousa tentaa dar sequência ao bom desempenho de Gastão Elias, que sábado apurou-se para a terceira.

O embate do número 1 nacional defronta o holandês Robin Haase, com quem perdeu os dois anteriores confrontos, no segundo jogo do 'court' 5, que abre, pelas 11:00 locais (15:00 em Lisboa), com o confronto entre o espanhol Roberto Bautista Agut, 10.º cabeça de série, e o russo Andrey Kuznetsov.

Em ação vai estar também Filipa Martins, que, a partir das 20:30 locais (00:30 de segunda-feira em Lisboa), participa na qualificação da ginástica artística.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.