sicnot

Perfil

Rio 2016

Coreia do Norte aproveita Olímpicos para fazer diplomacia

Reuters

Choe Ryong-hae, o número três da Coreia do Norte, aproveitou a visita aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para se reunir com várias autoridades internacionais, informou hoje a comunicação social de Pyongyang.

A Coreia do Norte, que participa nos Olímpicos com 30 atletas, em nove modalidades, enviou para o Rio de Janeiro o seu número três e o facto de este ter mantido uma agenda ativa de reuniões é considerado uma tentativa de melhorar as relações com a comunidade internacional, muito deterioradas desde o início deste ano.

Choe, membro da cúpula do Partido dos Trabalhadores, vice-presidente da Comissão de Assuntos do Estado e braço-direito do líder Kim Jong-un, encontrou-se na sexta-feira com o presidente brasileiro Michel Temer, segundo divulgou a agência estatal KCNA.

As autoridades internacionais acordaram "promover o desenvolvimento das relações de amizade e cooperação" entre a Coreia do Norte e Brasil, segundo informou a KCNA.

Além disso, também se encontrou com os presidentes do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, do comité organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, e da Federação Internacional de Judo (FIJ), Marius Vizer.

Pyongyang realizou em janeiro e fevereiro o quarto teste nuclear e o lançamento de um foguete espacial com tecnologia de misseis, pelo que o Conselho de Segurança da ONU aplicou as sanções comerciais mais fortes até agora.

Estas sanções impedem os membros das Nações Unidas de promover intercâmbios com a Coreia do Norte e enfraqueceram as poucas ligações com os outros países de todo o mundo.

No entanto, o regime de Kim Jong-un reafirmou a intenção de continuar a desenvolver armas nucleares, algo que é visto com preocupação por a comunidade internacional.

Lusa

  • Apoiar o Governo "é um dever constitucional"
    0:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que apoiar o Governo é um dever constitucional do Presidente da República. Num balanço do primeiro ano em Belém, Marcelo respondeu assim a quem o acusa de andar com o Governo "ao colo".

  • Brexit só avança com aprovação parlamentar
    3:04

    Brexit

    O Supremo Tribunal britânico decidiu que o Governo precisa de ter a aprovação do Parlamento para avançar com o Brexit. A decisão foi validada por uma maioria de oito contra três juízes e justificada esta terça-feira pelo Supremo britânico. Por consequência, a libra esterlina atingiu a cotação mais alta do ano em relação ao dólar.

  • Primeira-ministra da Escócia apela ao voto contra a saída da UE
    2:25

    Brexit

    Depois da decisão do Supremo Tribunal britânico em relação ao Brexit, a primeira-ministra da Escócia veio pedir aos deputados que votem contra a saída da União Europeia. Nicola Sturgeon vai apresentar uma moção no Parlamento escocês para que este se pronuncie sobre o Brexit.

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.