sicnot

Perfil

Rio 2016

Coreia do Norte aproveita Olímpicos para fazer diplomacia

Reuters

Choe Ryong-hae, o número três da Coreia do Norte, aproveitou a visita aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para se reunir com várias autoridades internacionais, informou hoje a comunicação social de Pyongyang.

A Coreia do Norte, que participa nos Olímpicos com 30 atletas, em nove modalidades, enviou para o Rio de Janeiro o seu número três e o facto de este ter mantido uma agenda ativa de reuniões é considerado uma tentativa de melhorar as relações com a comunidade internacional, muito deterioradas desde o início deste ano.

Choe, membro da cúpula do Partido dos Trabalhadores, vice-presidente da Comissão de Assuntos do Estado e braço-direito do líder Kim Jong-un, encontrou-se na sexta-feira com o presidente brasileiro Michel Temer, segundo divulgou a agência estatal KCNA.

As autoridades internacionais acordaram "promover o desenvolvimento das relações de amizade e cooperação" entre a Coreia do Norte e Brasil, segundo informou a KCNA.

Além disso, também se encontrou com os presidentes do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, do comité organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, e da Federação Internacional de Judo (FIJ), Marius Vizer.

Pyongyang realizou em janeiro e fevereiro o quarto teste nuclear e o lançamento de um foguete espacial com tecnologia de misseis, pelo que o Conselho de Segurança da ONU aplicou as sanções comerciais mais fortes até agora.

Estas sanções impedem os membros das Nações Unidas de promover intercâmbios com a Coreia do Norte e enfraqueceram as poucas ligações com os outros países de todo o mundo.

No entanto, o regime de Kim Jong-un reafirmou a intenção de continuar a desenvolver armas nucleares, algo que é visto com preocupação por a comunidade internacional.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.