sicnot

Perfil

Rio 2016

Hoje é o dia T

Hoje é o dia T

Telma Monteiro vai combater esta tarde. A judoca sonha com o pódio mas sabe que o percurso não será fácil. No Rio de Janeiro, a desorganização do Parque Olímpico continua a merecer muitas criticas dos visitantes.

Cinco vezes medalhada em Mundiais e 11 em Europeus, Telma Monteiro tenta hoje no Rio2016 o 'metal' que lhe falta, o pódio nos Jogos Olímpicos, que falhou em 2004, 2008 e 2012.

Aos 30 anos, a atleta do Benfica é um dos nomes 'grandes' da categoria de -57kg, mas tem no Brasil várias adversárias de peso, incluindo a mongol Sumiya Dorjsuren, líder do 'ranking' mundial, que pode apanhar no segundo combate.

A russa Irina Zabludina, 23.ª do 'ranking', e a neozelandesa Darcina Manuel, 25.ª, são as possíveis adversárias de Telma Monteiro na segunda ronda. Se vencer passa para a sessão vespertina.

Pelas 10:00 locais (14:00 em Lisboa), também Nuno Saraiva, 40.º do 'ranking' mundial dos -73 kg, pisa os 'tatamis' do Rio2016, defrontando a abrir o húngaro Miklos Ungvari, 19.º, medalha de prata nos -66kg em Londres2012.

Depois de dois jogos e outros tantos triunfos na ronda de domingo, em singulares e, ao lado de Gastão Elias, em pares, o líder português João Sousa volta aos 'courts' para nova dose dupla.

O vimaranense, 36.º da tabela mundial, participa no terceiro jogo do 'court' central, face ao argentino Juan Martin Del Potro, 'carrasco' do sérvio Novak Djokovic, e, em pares, é o quinto a entrar em ação no 'court' 5, onde a dupla lusa enfrenta os canadianos Daniel Nestor e Vasek Pospisil.

O terceiro dia de competições assinala também a estreia da vela, com as primeiras regatas do porta-estandarte João Rodrigues (RS:X), que cumpre a sétima presença em Jogos, de Gustavo Lima (Laser), na quinta, e Sara Carmo (laser radial), de regresso depois de ter estado em Londres2012.

No ténis de mesa, Marcos Freitas, 11.º jogador mundial, joga por um lugar nos quartos de final com ucraniano de origem chinesa Lei Kou, que ocupa o 42.º lugar do 'ranking' mundial.

Antes, Tiago Apolónia estreia-se e tenta juntar-se ao madeirense, precisando para isso de superar o esloveno Bojan Tokic, a partir das 13:00 locais (17:00 em Lisboa).

Por seu lado, a nadadora Victoria KaminsKaya volta à piscina, agora para as eliminatórias dos 200 metros estilos.

Com Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.