sicnot

Perfil

Rio 2016

Hoje é o dia T

Hoje é o dia T

Telma Monteiro vai combater esta tarde. A judoca sonha com o pódio mas sabe que o percurso não será fácil. No Rio de Janeiro, a desorganização do Parque Olímpico continua a merecer muitas criticas dos visitantes.

Cinco vezes medalhada em Mundiais e 11 em Europeus, Telma Monteiro tenta hoje no Rio2016 o 'metal' que lhe falta, o pódio nos Jogos Olímpicos, que falhou em 2004, 2008 e 2012.

Aos 30 anos, a atleta do Benfica é um dos nomes 'grandes' da categoria de -57kg, mas tem no Brasil várias adversárias de peso, incluindo a mongol Sumiya Dorjsuren, líder do 'ranking' mundial, que pode apanhar no segundo combate.

A russa Irina Zabludina, 23.ª do 'ranking', e a neozelandesa Darcina Manuel, 25.ª, são as possíveis adversárias de Telma Monteiro na segunda ronda. Se vencer passa para a sessão vespertina.

Pelas 10:00 locais (14:00 em Lisboa), também Nuno Saraiva, 40.º do 'ranking' mundial dos -73 kg, pisa os 'tatamis' do Rio2016, defrontando a abrir o húngaro Miklos Ungvari, 19.º, medalha de prata nos -66kg em Londres2012.

Depois de dois jogos e outros tantos triunfos na ronda de domingo, em singulares e, ao lado de Gastão Elias, em pares, o líder português João Sousa volta aos 'courts' para nova dose dupla.

O vimaranense, 36.º da tabela mundial, participa no terceiro jogo do 'court' central, face ao argentino Juan Martin Del Potro, 'carrasco' do sérvio Novak Djokovic, e, em pares, é o quinto a entrar em ação no 'court' 5, onde a dupla lusa enfrenta os canadianos Daniel Nestor e Vasek Pospisil.

O terceiro dia de competições assinala também a estreia da vela, com as primeiras regatas do porta-estandarte João Rodrigues (RS:X), que cumpre a sétima presença em Jogos, de Gustavo Lima (Laser), na quinta, e Sara Carmo (laser radial), de regresso depois de ter estado em Londres2012.

No ténis de mesa, Marcos Freitas, 11.º jogador mundial, joga por um lugar nos quartos de final com ucraniano de origem chinesa Lei Kou, que ocupa o 42.º lugar do 'ranking' mundial.

Antes, Tiago Apolónia estreia-se e tenta juntar-se ao madeirense, precisando para isso de superar o esloveno Bojan Tokic, a partir das 13:00 locais (17:00 em Lisboa).

Por seu lado, a nadadora Victoria KaminsKaya volta à piscina, agora para as eliminatórias dos 200 metros estilos.

Com Lusa

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.