sicnot

Perfil

Rio 2016

Marcelo saúda Telma Monteiro e espera que este "seja o começo de outros sucessos"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou alegria pela conquista pela judoca Telma Monteiro da primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, esperando que seja o começo de outros sucessos.

"Deixem-me aproveitar a ocasião para dizer da alegria da primeira medalha olímpica portuguesa. Essa medalha olímpica de bronze, espero seja o começo de outros sucessos, já que este ocorre no começo das Olimpíadas", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Chefe de Estado falava aos jornalistas no Recife, no final de uma visita de seis dias ao Brasil, em que assistiu à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas também se deslocou a São Paulo e à capital do Estado de Pernambuco.

A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou hoje o bronze na categoria de -57 kg dos Jogos Olímpicos Rio2016, ao bater a romena Corina Caprioriu por yuko, selando a 24.ª medalha do desporto português em Jogos Olímpicos.

Depois de cinco medalhas em mundiais e 11 em europeus, Telma Monteiro arrebatou, finalmente, o 'metal' olímpico, depois do 12.º lugar de Atenas2004 e do nono em Pequim2008, ainda na categoria de -52 kg, e do 17.º em Londres2012.

Portugal passou a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze, duas das quais no judo, com Telma Monteiro a juntar-se a Nuno Delgado, terceiro em -81 kg em Sydney2000.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.