sicnot

Perfil

Rio 2016

Ministro da Educação sentiu alegria enorme com o bronze de Telma Monteiro

O ministro da Educação assumiu esta segunda-feira que a medalha de bronze conquistada pela judoca Telma Monteiro, na categoria -57 kg dos Jogos Olímpicos do Rio2016, lhe trouxe uma enorme alegria

"(Vivi) com uma alegria enorme. Eu estava com o amigo José Garcia, chefe de Missão, em tensão verdadeiramente forte, mas acreditando na Telma, uma grande atleta que nos tem habituado, tanto em campeonatos da Europa como do mundo, a lugares cimeiros nos pódios. Assistimos a este combate para a atribuição da medalha de ouro com grande emoção e, depois no fim, com grande alegria", revelou Tiago Brandão Rodrigues.

O responsável pela tutela do Desporto, que em Londres2012 desempenhou o papel de adido da comitiva portuguesa aos Jogos, recordou que quatro anos depois voltou a celebrar uma medalha da missão portuguesa.

"A Telma Monteiro, além de grande atleta, é uma pessoa que nos tem habituado não só desportivamente, mas socialmente, a um compromisso grande. Um referente e exemplo para tantos dos nossos jovens a dar aqui esta alegria aos portugueses", elogiou, destacando também o apoio do público brasileiro no combate de atribuição da medalha de bronze.

A judoca portuguesa conquistou hoje o bronze na categoria de -57 kg dos Jogos Olímpicos Rio2016, ao bater a romena Corina Caprioriu por 'yuko', 'selando' a 24.ª medalha do desporto português em Jogos Olímpicos.

Depois de cinco medalhas em mundiais e 11 em europeus, Telma Monteiro arrebatou, finalmente, o 'metal' olímpico, depois do 12.º lugar de Atenas2004 e do nono em Pequim2008, ainda na categoria de -52 kg, e do 17.º em Londres2012.

Portugal passou a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze, duas das quais no judo, com Telma Monteiro a juntar-se a Nuno Delgado, terceiro em -81 kg em Sydney2000.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.