sicnot

Perfil

Rio 2016

Telma Monteiro acredita que Portugal vai conquistar mais medalhas

A portuguesa judoca Telma Monteiro acredita que a delegação lusa pode sair dos Jogos Olímpicos Rio2016 com mais do que a medalha, de bronze, que conquistou segunda-feira na categoria de -57kg.

"Acredito que virão mais medalhas. Não quero estar a fazer pressão sobre os outros atletas, que também têm esse objetivo, mas eu, pessoalmente, acredito", frisou Telma Monteiro, à entrada da Aldeia Olímpica, no Rio de Janeiro.

Algumas horas após conquistar a tão ansiada medalha olímpica, que não conseguira em Atenas2004, Pequim2008 e Londres2012, a judoca lusa espera ter sucessores.

"Como já disse antes, eu sou muito otimista e acredito que aqueles que têm essas possibilidades (de chegar à medalha), vão alcançar o seu objetivo", reforçou.

O seu exemplo pode dar uma força: "Quando presenciamos um feito destes tão perto, é uma motivação diferente e começamos a acreditar que também somos capazes".

"Nós temos uma equipa olímpica muito boa, com uma energia positiva muito boa. Toda a gente se dá bem, toda a gente está motivada para fazer uma boa prestação. Claro que cada um tem as suas reais expetativas e cada um sabe aquilo que pode alcançar", lembrou Telma Monteiro.

Segundo a judoca lusa, o mais importante é que cada um faça o seu melhor, que "para alguns pode ser uma medalha e para outros pode ser o recorde pessoal".

"O mais importante é que, dando o seu melhor, estão a representar bem Portugal e eu acho que todos querem fazer isso, todos têm essa consciência. Se o meu resultado contribuir um bocadinho para isso, fico contente", disse.

Telma vai ficar no Rio2016, a apoiar os outros atletas portugueses, algo que havia combinado, ainda antes da medalha, com o Chefe de Missão, José Garcia.

"Independentemente de ganhar a medalha ou não, eu já tinha decidido que ia ficar até ao fim. Depois do dia 13, saio da Aldeia, mas vou continuar a ver as competições que eu puder de todos os portugueses. Assim, com medalha, é diferente, é mais fácil, mas esse já era o meu objetivo", revelou.

Além de ficar para o resto dos Jogos Olímpicos, Telma Monteiro vai também aproveitar a presença no Rio de Janeiro para tirar umas "férias e descansar".

Na segunda-feira, Telma Monteiro selou a 24.ª medalha da história do desporto português em Jogos Olímpicos e a segunda no judo, 16 anos depois de Nuno Delgado conseguir feito idêntico em Sydney2000.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.