sicnot

Perfil

Rio 2016

Fiscais encontram 3.500 trabalhadores em situação ilegal na Aldeia Olímpica

Fiscais do Ministério do Trabalho do Brasil identificaram irregularidades na contratação de 3.500 pessoas a trabalhar na Aldeia Olímpica, no Rio de Janeiro, informou hoje a tutela.

"Cerca de 3.500 trabalhadores encontrados em situação irregular atuam em bares e lanchonetes [estabelecimento de refeições rápidas]. Exerciam jornadas de trabalho sem controlo efetivo de duração e recebiam alimentação inadequada, como sanduíches e salgadinhos", lê-se numa nota do Ministério do Trabalho.

Em algumas instalações, segundo a tutela, "os trabalhadores atuavam sem assentos para descanso e em quiosques sem cobertura", sendo que "na hora do almoço, tinham que se sentar no chão no horário das refeições".

A ação de fiscalização foi realizada na segunda e terça-feira, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho.

O Ministério do Trabalho informou também que "as empresas envolvidas foram convocadas para adequação de procedimentos e poderão ser autuadas".

As empresas terão que cumprir as medidas estabelecidas e as recomendações também serão encaminhadas ao Comité Organizador Rio2016.

Entre elas estão a garantia do acesso de trabalhadores a refeitório, disponibilização de água em local de fácil acesso, fornecimento de alimentação saudável e adequada no mínimo duas vezes por dia, para jornadas de oito horas e assentos para descanso em locais que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

No final do mês passado, más condições de trabalho em obras na Aldeia Olímpica levaram o Comité Rio2016 a ser multado em 315 mil reais (87,3 mil euros).

Segundo os fiscais, cerca de 630 empregados estariam a trabalhar sem contrato e, em alguns casos, com carga horária excessiva.

Os trabalhadores em causa tinham sido contratados com caráter de urgência para resolver problemas detetados na Aldeia Olímpica, como falta de limpeza e entupimento de canos, o que gerou reclamações de várias delegações olímpicas a poucos dias de o Rio de Janeiro acolher o maior evento desportivo do mundo.

Os Jogos Olímpicos começaram na sexta-feira e decorrem até dia 21 de agosto.

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.