sicnot

Perfil

Rio 2016

Porque é que a água da piscina olímpica de saltos está verde?

© Michael Dalder / Reuters

As teorias multiplicam-se mas ainda não há uma explicação oficial para o sucedido. A água da piscina olímpica de saltos no Centro Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, passou de azul cristalino a verde musgo de um momento para o outro e de uma forma misteriosa, em contraste com a piscina de pólo aquático, situada mesmo ao lado, que permanece com a cor habitual.

As hipóteses que circulam nas redes sociais são muitas vezes irónicas. Há quem diga, por exemplo, que a mudança de cor está relacionada com as tonalidades da bandeira do Brasil. Em tom mais sério, vários atletas especulam sobre o fenómeno e relatam as suas experiências.

A final de saltos masculina aconteceu na segunda-feira e teve a água na sua cor normal. Tom Daley, o britânico que juntamente com Daniel Goodfellow conquistou o bronze na prova de pares em saltos ornamentais, publicou uma foto das piscinas após a mudança de cor, manifestando a sua estranheza, dado que 24 horas antes, durante a sua competição, a água estava com a cor habitual.

© Reuters Staff / Reuters

Na final feminina, realizada ontem, as atletas já tiveram de saltar para uma água esverdeada, sem saberem o porquê de estarem a competir nessas condições. Essa é a pergunta que continua sem resposta e que está a incomodar vários atletas, embora não pareça ter perturbado a equipa feminina da China que conquistou o ouro.

A saltadora britânica Tonia Couch mostrou o seu desagrado. Couch disse que a água da piscina estava tão verde que não conseguiu ver a sua colega de equipa Lois Toulson, publicou o jornal The Times na rede social Twitter.

Um dos saltos da equipa britânica, Tonia Couch e Lois Toulson, na competição realizada esta terça-feira no Centro Aquático Maria Lenk.

Um dos saltos da equipa britânica, Tonia Couch e Lois Toulson, na competição realizada esta terça-feira no Centro Aquático Maria Lenk.

© Michael Dalder / Reuters

Mitch Geller, responsável da seleção olímpica do Canadá, defende que na origem da cor esverdeada da água da piscina de saltos possa estar a rápida multiplicação de algas, situação favorecida pelo sol e tempo quente.

De acordo com o site brasileiro UOL, a organização do Rio 2016 está a investigar o caso, mas adiantou que os testes à agua da piscina de saltos do Centro Aquático Maria Lenk não revelaram qualquer situação que possa implicar risco para a saúde dos atletas.

Em declarações à agência Reuters, Cornel Maculescu, diretor-executivo da Fina (entidade que regula os desportos aquáticos a nível mundial), disse que o problema pode ter ocorrido por causa de uma falha num filtro ou devido à qualidade da água.

"Não há perigo para os saltadores, é só uma imagem que não é boa para os serviços de transmissão olímpicos", disse Cornel Maculescu, acrescentando que não ainda quando a cor da água voltará ao normal.

  • Habitantes de Almeida barricaram-se durante seis horas em agência da CGD
    2:31

    País

    Perto de 100 pessoas estiveram esta quarta-feira barricadas na agência da Caixa Geral de Depósitos em Almeida, distrito da Guarda. O protesto contra o encerramento da agência só terminou quase seis horas depois, com a garantia que os autarcas serão recebidos na próxima terça-feira pela Administração do banco público. 

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Trump volta a apelar ao fim do programa nuclear de Pyongyang
    1:43

    Mundo

    Donald Trump voltou a apelar à Coreia do Norte para que abandone o programa nuclear e opte pela via do diálogo. O Presidente dos Estados Unidos chamou à Casa Branca, para uma reunião extraordinária, todos os senadores norte-americanos para serem informados sobre a atual crise com a Coreia do Norte.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Papa apelou à revolução da ternura
    0:52
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • Diário de John F. Kennedy vendido por 660 mil euros

    Mundo

    Um diário escrito por John F. Kennedy quando jovem, durante uma curta passagem pelo jornalismo, depois da II Guerra Mundial, foi vendido por mais de 700 mil dólares (642 mil euros), informou esta quarta-feira uma casa de leilões.