sicnot

Perfil

Rio 2016

A areia olímpica não cola ao corpo

© Lucy Nicholson / Reuters

A areia do voleibol de praia dos Jogos Olímpicos não cola ao corpo como a "areia normal" das praias. Isto porque as regras para a areia da competição são tantas e tão precisas que a areia se torna de facto fora no normal.

© Ruben Sprich / Reuters

Basta estar cinco segundos numa praia para a areia se enfiar em todo o lado: nos sacos, no livro, no telefone, no carro, em todas as partes do corpo. E, no momento em que se começa a transpirar, não há forma de a descolar do corpo. Mas então como é que os atletas olímpicos não estão totalmente cobertos de areia durante os jogos?

© Ricardo Moraes / Reuters

A Federação Internacional de Voleibol de Praia (FIVB) tem regras muito precisas sobre o tipo de areia das competições.

1.2 SUPERFÍCIE DE JOGO
1.2.1 O terreno deve ser de areia nivelada, o mais plano e uniforme possível, livre de pedras, conchas e qualquer outro objeto que possam representar risco de cortes ou lesões para os jogadores.
1.2.2 Em competições Mundiais e Oficiais da FIVB a areia deverá ter uma profundidade mínima de 40 cm e ser constituída por grãos finos ligeiramente compactados.
1.2.3 A superfície de jogo não pode apresentar qualquer perigo de lesão para os jogadores
1.2.4 Para Competições Mundiais e Oficiais da FIVB a areia deve também ser peneirada até um tamanho aceitável, não muito grossa, livre de pedras e partículas perigosas.
Não deve ser demasiado fina de forma a não provocar poeira e não ficar agarrada à
pele.

© Ruben Sprich / Reuters

Portanto, a areia deve ser fina mas não demasiado fina, peneirada mas não como farinha, suave mas não como pó de talco. Partículas granulosas de natureza mineral especiais que não se encontram em qualquer praia comum.

© Ruben Sprich / Reuters

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC