sicnot

Perfil

Rio 2016

Duas pessoas detidas por suspeitas de ligação ao terrorismo

Duas pessoas foram esta quinta-feira detidas no âmbito da Operação Hashtag, que em julho determinou a detenção de 12 suspeitos de planearem ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos Rio2016, informou a Polícia Federal do Brasil.

Em nota enviada à agência Lusa, lê-se que, para além dos "dois mandados de prisão temporária", foram cumpridos outros "cinco de busca e apreensão e três de condução coerciva" (quando o investigado é obrigado a prestar depoimento), sendo que "todos os envolvidos são brasileiros".

"A iniciativa do Governo Federal, por meio do trabalho integrado dos órgãos de defesa, segurança e inteligência, tem o objetivo de garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e o bem-estar dos cidadãos", lê-se ainda na curta nota.

Na primeira etapa da Operação Hashtag, iniciada a 21 de julho, 12 pessoas foram detidas temporariamente, por 30 dias, prorrogáveis uma vez por igual período.

Na altura, a Procuradoria da República no Paraná informou que algumas dessas pessoas realizaram o batismo ao Daesh, juramento de fidelidade exigido pela organização terrorista para o acolhimento de novos membros.

A Procuradoria esclareceu ainda que, "embora se tenha constatado indícios de atos preparatórios pelo grupo, não houve notícia de atos concretos para a realização de ataque terrorista".

Apesar das intenções de ataques, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, classificou na ocasião o grupo de "amador".

A segurança tem sido uma das maiores preocupações das autoridades durante os Jogos Olímpicos Rio2016, que começaram na passada sexta-feira e decorrem até 21 de agosto no Rio de Janeiro, não só por causa do terrorismo que ameaça um pouco todo o mundo, mas também pela elevada criminalidade no Brasil.

Lusa

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.