sicnot

Perfil

Rio 2016

Duas pessoas detidas por suspeitas de ligação ao terrorismo

Duas pessoas foram esta quinta-feira detidas no âmbito da Operação Hashtag, que em julho determinou a detenção de 12 suspeitos de planearem ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos Rio2016, informou a Polícia Federal do Brasil.

Em nota enviada à agência Lusa, lê-se que, para além dos "dois mandados de prisão temporária", foram cumpridos outros "cinco de busca e apreensão e três de condução coerciva" (quando o investigado é obrigado a prestar depoimento), sendo que "todos os envolvidos são brasileiros".

"A iniciativa do Governo Federal, por meio do trabalho integrado dos órgãos de defesa, segurança e inteligência, tem o objetivo de garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e o bem-estar dos cidadãos", lê-se ainda na curta nota.

Na primeira etapa da Operação Hashtag, iniciada a 21 de julho, 12 pessoas foram detidas temporariamente, por 30 dias, prorrogáveis uma vez por igual período.

Na altura, a Procuradoria da República no Paraná informou que algumas dessas pessoas realizaram o batismo ao Daesh, juramento de fidelidade exigido pela organização terrorista para o acolhimento de novos membros.

A Procuradoria esclareceu ainda que, "embora se tenha constatado indícios de atos preparatórios pelo grupo, não houve notícia de atos concretos para a realização de ataque terrorista".

Apesar das intenções de ataques, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, classificou na ocasião o grupo de "amador".

A segurança tem sido uma das maiores preocupações das autoridades durante os Jogos Olímpicos Rio2016, que começaram na passada sexta-feira e decorrem até 21 de agosto no Rio de Janeiro, não só por causa do terrorismo que ameaça um pouco todo o mundo, mas também pela elevada criminalidade no Brasil.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.