sicnot

Perfil

Rio 2016

Ginasta expulso do Rio devido a consumo de álcool ridicularizado nas redes sociais

twitter

O ginasta holandês Yuri van Gelder teve um bom começo na competição em argolas nos Jogos Olímpicos. Mas van Gelder, um dos maiores atletas de ginástica na Holanda e detentor de um título mundial em argolas, foi eliminado dos Jogos Olímpicos por ter ingerido bebidas alcoólicas, comportamento totalmente proibido pela Federação Holandesa. A decisão já gerou uma onda de críticas e piadas nas redes sociais.

Depois do apuramento para a final da prova de argolas, na qual iria defrontar este sábado o brasileiro Arthur Zanetti, o ginasta terá saído da Aldeia olímpica para celebrar e as comemorações terão incluído bebidas alcoólicas, facto que obrigou o Comité Olímpico Holandês a expulsar o atleta.

“É terrível para o Yuri, mas este tipo de comportamento é inaceitável. Em termos desportivos é um desastre, mas não tínhamos outra escolha, dada a violação dos nossos valores”, explicou o responsável do comité olímpico holandês, Maurits Hendriks, em comunicado divulgado esta terça-feira.

Apesar dos títulos já conquistados, Yuri van Gelder não se livra da péssima reputação, tanto mais que o ginasta tem já um historial de consumo de substâncias ilícitas. Em 2009, o ginasta acusou positivo num teste que confirmou o consumo de cocaína, facto que lhe valeu a suspensão da participação nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

  • Porque é que a água da piscina olímpica de saltos está verde?

    Rio 2016

    As teorias multiplicam-se mas ainda não há uma explicação oficial para o sucedido. A água da piscina olímpica de saltos no Centro Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, passou de azul cristalino a verde musgo de um momento para o outro e de uma forma misteriosa, em contraste com a piscina de pólo aquático, situada mesmo ao lado, que permanece com a cor habitual.

  • Os círculos vermelhos na pele de Phelps e de outros atletas olímpicos

    Rio 2016

    São vários os atletas olímpicos que têm exibido durante as provas manchas vermelhas na pele em forma de círculo. Um deles é Michael Phelps, o mais bem-sucedido atleta da história dos Jogos Olímpicos. Não são um género raro de tatuagem ou vestígios de uma noite mais animada na vila olímpica, mas sim um tipo de terapia que parece estar a ter cada vez mais seguidores, em particular nadadores e ginastas.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lages
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twiiter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.