sicnot

Perfil

Rio 2016

Os portugueses que estão hoje em prova nos Jogos Olímpicos

Ricardo Gouveia

© Andrew Boyers / Reuters

Veja aqui o programa dos atletas portugueses para esta quinta-feira, 11 de agosto, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

08:41 (12:41 em Lisboa) Filipe Lima - Golfe - 1.º dia

10:14 (14:14) Ricardo Melo Gouveia - Golfe - 1.º dia

10:00 (14:00) Jorge Fonseca - Judo -100kg (eliminatórias)

13:00 (17:00) João Rodrigues - Vela - RS:X (3.º Dia)

13:28 (17:28) Tamila Holub - Natação - 800m livres (eliminatórias)

15:30 (19:30) Jorge Fonseca - Judo -100kg (finais) a)

19:55 (23:55) Telma Santos - Badminton - Fase de grupos

a) Caso se qualifique

Os portugueses Filipe Lima e Ricardo Melo Gouveia, no golfe, e Telma Santos, no badminton, têm hoje a sua estreia nos Jogos Olímpicos Rio2016, enquanto Jorge Fonseca, nos -100kg, é o último judoca a competir.

Jorge Fonseca será o último representante português no judo, modalidade que deu, até ao momento, a única medalha às cores lusas nestes Jogos, por Telma Monteiro, que venceu o bronze nos -57kg.

O judoca do Benfica, estreante em Jogos e 29.º do mundo, vai estrear-se frente ao afegão Mohammad Tawfig Bakhshi, 226.º e a competir nestes Jogos a convite.

Filipe Lima será o primeiro português a entrar em ação num torneio olímpico de golfe, modalidade que regressa aos Jogos 112 depois, tendo a sua saída marcada para a primeira de quatro voltas para as 08:41 locais (12:41 em Lisboa), pouco mais de meia-hora antes de Ricardo Melo Gouveia começar a sua prova.

A mais jovem atleta da comitiva portuguesa, a nadadora Tamila Holub, de 17 anos, também se estreia no Rio2016, nas eliminatórias dos 800 metros livres, nas quais será muito difícil garantir a presença na final, uma vez que tem o terceiro pior registo de entrada das 30 inscritas.

Caso a jovem nadadora não se apure para a final, esta será a despedida da natação pura portuguesa dos Jogos Olímpicos, com Vânia Neves ainda a participar na prova de águas abertas.

No badminton, Telma Santos vai ter uma difícil estreia no Rio2016, uma vez que vai iniciar a fase de grupos frente à chinesa Li Xuerui, campeã olímpica.

Por seu lado, o velejador João Rodrigues vai tentar melhorar a 15.ª posição na classe de RS:X, que tem previstas mais três regatas para hoje.

Com Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.