sicnot

Perfil

Rio 2016

Ginasta sul-coreana "atordoada" com impacto da selfie com tirou com norte-coreana

© Dylan Martinez / Reuters

A ginasta sul-coreana Lee Eun-Ju disse hoje que está "atordoada" com o impacto político e mediático provocado pela 'selfie' que tirou com a sua homóloga norte-coreana Hong Un-jon.

"Eu vi-a e pedi-lhe para tirar uma foto, queria ficar com uma recordação", afirmou a ginasta ao canal sul-coreano KBS, acrescentando: "Não esperava tantas reações, estou atordoada".

A fotografia das duas ginastas inundou as redes sociais e tornou-se simbólica, uma vez os dois países mantêm há décadas relações bastante tensas.

Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) considerou que a foto das duas ginastas é a "ilustração perfeita do espírito olímpico".

A sul-corena Lee Eun-Ju, que tinha apenas nove anos quando Hong Un-jon conquistou uma medalha de ouro em Pequim 2008, admite não perceber muito de política e de relações diplomáticas.

"Não sei grande coisa de política, mas sei que a nossa relação com a Coreia do Norte é terrível", afirmou, questionando: "No fim das provas misturamo-nos com os outros atletas e tiramos fotos, porque é que nós, sul e norte-coreanos não podemos fazer o mesmo?".

Lusa

  • A selfie que uniu as Coreias

    Rio 2016

    Uma "selfie" tirada por duas atletas nos Jogos Olímpicos uniu simbolicamente dois países, tradicionalmente de costas voltadas. Coreia do Norte e Coreia do Sul estão de relações cortadas há décadas, mas o espírito olímpico das duas ginastas conseguiu sobrepor-se à tensão geopolítica de anos

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.