sicnot

Perfil

Rio 2016

Jogos Olímpicos já têm o recorde do número de atletas LGBT

Reuters

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 já têm pelo menos um recorde: o do maior número de atletas publicamente homossexuais, bissexuais ou transgénero.

Um dos momentos mais marcantes dos jogos que estão a decorrer não foi a conquista de uma medalha de ouro. A proposta de casamento de Marjorie Enya a Isadora Cerullo em frente a toda a equipa de rugby e dos media foi de certeza uma conquista para as duas mulheres.

Reuters

Participam nestes jogos pelo menos 41 atletas publicamente homossexuais ou bissexuais - mais 23 que nas Olimpíadas Londres 2012.

E foi a primeira vez que uma modelo transgénero participou na cerimónia de abertura. A brasileira Lea T entrou no estádio do Maracanã pedalando a bicicleta com o nome do Brasil, à frente da comitiva.

Matt Slocum/AP

A basquetebolista norte-americana Elena Delle Donne assumiu a sua homossexualidade numa entrevista à revista Vogue pouco antes dos Jogos Olímpicos e a judoca brasileira Rafaela Silva fez o mesmo no dia em que conquistou a medalha de ouro.

A campeã olímpica - negra, lésbica e oriunda de uma favela - deu a cara numa campanha contra o racismo e a discriminação no desporto.

Tom Daley, saltador britânico que se assumiu nos Jogos de Londres, recebeu uma mensagem ternurenta do seu noivo Dustin Lance Black quando venceu a medalha de bronze.

"Estou tão feliz por ti. Tão orgulhoso", escreveu Black no Twitter.

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Coreia do Norte acusa Trump de declarar guerra

    Mundo

    A Coreia do Norte acusou hoje o Presidente norte-americano de ter "declarado a guerra". O chefe da diplomacia norte-coreana ameaçou abater todo e qualquer bombardeiro dos EUA que se aproxime do território.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • "Bispo vermelho"

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.